Maringá, 13 de Novembro de 2018
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WALDEMAR ALLEGRETTI
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Gostaria de ver uma modificação na legislação dos taxis; Os taxistas são prestadores de serviço, e, hoje, deve ter diminuído o serviço, pois uma grande quantidade de automóveis são vendidos, com pouca ou nenhuma entrada e em suaves prestações mensais.

    
Existe uma grande quantidade de motociclistas, sendo transformado em moto-taxi, sem uma legislação dando garantia a esse serviço. Aí começa a grande confusão.

    
Quem usa taxi são pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção, ou passageiros indo e vindo à estação ou aeroporto. E por este motivo os serviços são reclamados pelo preço, principalmente porque a idosa tem menos renda e o percurso a ser percorrido são de pequena distância, logo reclamados pelo taxista.

    
Mas, aí surge algumas dúvidas. Existem taxis de diversos tamanhos de automóveis, e logicamente de preços diferenciados, de consumo idem, de conforto, idem.

    
Mas o usuário deve sempre utilizar o primeiro da fila. Não há o direito de escolha, o que seria justo, mas não tem o direito de escolha, talvez até de um amigo ou parente, e ainda pagar o mesmo preço, e muitas vezes com menos conforto.

    
O taxista tem concessão e exclusividade neste serviço. Não tem concorrência. Ninguém  pode comprar um auto e transformá-lo em taxi. O taxista tem o direito de comprar o carro com desconto de impostos e depois de determinado período pode vendê-los nas mesmas condições de qualquer outro. Estaria certa esta legislação? Se estiver, outros prestadores de serviços deveriam tem o mesmo direito de comprar com os mesmos descontos.

    
Num país democrático e capitalista, deveria prevalecer a livre iniciativa e concorrência. Sem privilégios para ninguém, principalmente considerando não haver fiscalização ou normas atualizadas para este assunto.

    
Segundo consta, um taxi leva alguém ao aeroporto e não pode em seu retorno trazer um passageiro, há uma proibição se não escrita, mas tácita sobre o assunto. Verdadeiro absurdo.

    
O taxista tem ponto de estacionamento privilegiado e ocupam espaço que seria de todos e não pagam pelo seu uso.

    
Agora em Maringá alguns taxistas por intermédio de vereador, quiseram mudar a cor dos taxis. Motivo seria  revenda. Os ex taxis comprado com vantagens fiscais, não tem a mesma aceitação no mercado em virtude da cor.

    
A cor dos veículos é um modismo das montadoras e dos taxis são permanentes, até para facilitar ao público na sua identificação. Na maioria dos países os taxis são amarelos. Em Maringá, a lei determina que sejam brancos. Felizmente a lei foi vetada pelo prefeito e eles continuaram brancos.

    
Gostaria de ver isto sofrer uma modificação. Quem sabe algum vereador tenha coragem de movimentar o assunto. Vamos esperar.

                              
(* ) Waldemar Allegretti, foi secretário de Justiça do Paraná, presidente do BRDE e produtor rural.

 
  
Os artigos, conceitos e opiniões pessoais são de inteira responsabilidade do autor.
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