Grandes realizações – Com a posse de secretários ontem à tarde, o prefeito Silvio Barros dá a largada para resolver de vez três grandes problemas urbanos de Maringá: a posse do sistema de água e esgotos, a destinação do lixo domiciliar urbano e a revitalização da Avenida Brasil, principal artéria da cidade.
Tarefa árdua – Para acumular as secretaria do Meio Ambiente e do Saneamento Básico, Silvio empossou Leopoldo Fiéwski, até então chefe de Gabinete. Experiente na área, tendo sido secretário do meio ambiente em Cascavel, Leopoldo goza da confiança do prefeito, já que trabalharam 10 anos juntos.
Secretário específico – Já o ex-secretário do Meio Ambiente que já passou inclusive pelo Saop, Diniz Afonso foi guindado para a coordenação da unidade executora do Programa de Mobilidade Urbana. De acordo com o prefeito, o financiamento internacional exige um executor específico para o trabalho que não focará apenas a Brasil.
Chefia de Gabinete – O prefeito fez questão de elogiar bastante seu novo chefe de Gabinete, advogado Rodrigo Valente. Neto do prefeito Adriano Valente, de acordo com o prefeito ele agrega à herança política a juventude, a vontade de trabalhar e a sólida formação profissional e moral.
Sanepar x Maringá – Novo presidente da Sanepar no Paraná, Fernando Ghignone dá um giro pelas cidades do interior visando aparar arestas e demonstrar a transparência com que pretende tocar a estatal. Pretende estar amanhã em Maringá, inclusive para tentar dissuadir as autoridades locais de assumir o sistema. Vai perder tempo.
Cesumar – Na próxima quinta-feira acontecerá a aula inaugural dos cursos da Educação
a Distância (EAD) do Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Será transmitida das 19h20 às 22h40 e todos os alunos de graduação, pós-graduação e comunidade poderão acompanhá-la pelos polos ou na internet.
Qualidade – O palestrante que abordará o crescimento da EAD no País, professor João Vianney, é especialista no assunto e integrante do Conselho de Ética e Qualidade da
Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância). Além disso, é jornalista,
ator, psicólogo e possui doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal
de Santa Catarina (UFSC).
Ensinamento paterno – Interessantíssimo o discurso do secretário Diniz Afonso, durante posse, ontem na prefeitura. Disse que tudo o que não tem, deve ao pai, que ensinou a ele retidão, trabalho e respeito. E também que ser religioso apenas da porta para dentro do templo é fácil, quando o realmente importante é seguir os preceitos no dia a dia.
Decisão sobre o lixo – De acordo com o novo secretário da área, nos próximos dias a Prefeitura de Maringá começará a decidir com qual empresa fará parceria para dar destinação ao lixo de Maringá. São 17 as propostas apresentadas por empresas e a tarefa de Leopoldo Fiewski começa por eleger uma delas para Maringá.
Canal importante – Elevado para o Governo do Paraná, o arquiteto maringaense Guatassara Boeira será um importante canal para que Maringá consiga verbas federais. Ele é que defenderá em Brasília, os recursos necessários para obras no Estado. E temforça, já que há seis anos faz parte do Conselho Nacional de Cidades.
CFCs afastadas – Após investigar denúncias o Departamento de Trânsito do Paraná, afastou, temporariamente, dois centros de formação de condutores de Maringá, além de três clínicas médicas credenciais, dois funcionários de carreira, e exonerou um funcionário comissionado. Tudo por conta das investigações policiais do Gaeco, provisoriamente até maiores detalhes e informações.