Obra na praça da catedral – Além de melhorar o entorno com novos espelhos d’água, auditório ao ar livre, reurbanização, iluminação definitiva, a obra que a prefeitura realiza na catedral acaba se revestir de uma nova importância: era inadiável.
Deterioração – O que o secretário Laércio Barbão disse nas entrevistas antes do início da obra - de que as fissuras nos espelhos d’água e a chuva que escorre pelo cone poderiam estar comprometendo as fundações – acaba de ser comprovado. As bases das capelas que rodeiam o cone mostram um processo deteriorativo que estraga ferragens e concreto.
Parada – Registrado o problema, a empresa que faz as obras no local informou a Prefeitura, que informou a Cúria, e o CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - também conferiu. A obra foi paralisada ontem e será retomada hoje, mas não a partir da base da catedral, até que o problema seja resolvido.
Projeto inteligente – O problema suspeitado e confirmado não se repetirá graças ao projeto inteligente apresentado pela Prefeitura de Maringá. A água da chuva que descer pelo cone da catedral não mais irá para as fundações. Será recebida pelos novos espelhos d’água, distribuídos em três níveis totalizando 26 metros de largura.
Cracolândia – O Sindicato dos Bancários reunião Polícia Militar, Guarda Municipal e Secretaria de Ação Social para externar preocupação com os problemas causados por drogas e drogados em pleno centro de Maringá, mais especificamente em torno da Praça Raposo Tavares.
Furtos – Dessa praça até o Estádio Willie Davids, diariamente são registrados casos de furto, principalmente contra mulheres. São os traficantes e drogados que também todos os dias causam problemas entre sí e com a população, sendo comuns as discussões e agressões.
Sem enquadramento – Segundo oficial do 4o. Batalhão, diariamente são detidas pessoas com drogas nessa praça e imediações. Mas mesmo quando traficantes, eles são liberadas por terem consigo apenas quantidades ínfimas de droga, o que os enquadra como “usuários” que a lei proíbe deixar presos.
Ação social – De acordo com o secretário Ulisses Maia, as abordagens a pessoas com problemas são feitas na praça, com encaminhamento para alimentação, etc. E mesmo com a oportunidade de recuperação, das ofertas de trabalho, nenhuma delas se mostra disposta à recuperação.
Saindo – Candidato a vereador pelo PP, Ulisses Maia deverá ser o primeiro secretário a deixar o cargo para disputar eleição. Pretende sair no próximo dia 30, sexta-feira. Os funcionários estão inclusive preparando uma homenagem para ele.
Richa em Astorga – O governador Beto Richa tem agenda na sexta-feira em Astorga. Ao lado do prefeito Bega e dos deputados que representam a cidade vai inaugurar dez obras
Pilotagem responsável - Secretaria dos Transportes de Maringá está recebendo inscrições para o primeiro de uma série de cursos de Pilotagem e Direção Defensiva. O objetivo da prefeitura é conscientizar e preparar motociclistas para que o veículo que usam para trabalho, lazer, estudos, não seja instrumento de prejuízos e tragédias.
Casar é fácil ...- Para as mulheres que reclamam que “está difícil” conseguir homem para casar: Gretchen vai casar novamente. A cantora rebolativa de 52 anos de idade, expulsa dos Estados Unidos onde trabalhava como garçonete, casará com um “pecuarista”, Tulio Sotto Mayor (35 anos), com quem mora há dois meses em Recife, onde ela está atacando de DJ em boates.
Fábio Campana – Do blog do maior colunista político de Curitiba: “O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) absolveu nesta terça-feira (20) o prefeito de Maringá Silvio Barros em ação por improbidade administrativa. Silvio foi absolvido da acusação de ter contratado irregularmente uma banda para a inauguração do Pronto Atendimento Zona Norte e do Pronto Atendimento a Criança em maio de 2008. O prefeito já havia sido declarado inocente em primeira instância. A decisão foi mantida por unanimidade pelos desembargadores do TJ, com parecer favorável da própria Procuradoria de Justiça contrariando a opinião da Promotoria de Maringá”.