A 45ª Expoingá pretende comercializar mais de R$ 400 milhões e bater recordes de publico. Confirmando a importância da feira, autoridades e personalidades do meio agrícola e da sociedade prestigiaram a abertura na sexta-feira: o reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, o governador Beto Richa, a vice-governadora Cida Borghetti que instalou seu gabinete no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, e o vice-reitor da Unicesumar e presidente do Conselho da Sociedade Rural, Wilson Matos Filho.
Todas as atenções estarão focadas em Curitiba na próxima quarta-feira, com o esperado depoimento do ex-presidente Lula ao juiz federal Sérgio Moro. Envolvido na maior onda de corrupção da história do Brasil e com vários companheiros envolvidos e presos, inclusive tesoureiros de seu partido, o PT, Lula insiste em passar por inocente e perseguido político.
Lula vai tentar performance na frente do instrumento que melhor domina, o microfone, e discurso político ao invés de depoimento específico sobre o assunto abordado, a propriedade de um triplex luxuoso no Guarujá. Contará inclusive com a pressão dos chamados “mortadelas”, liderados convocados por centrais sindicais e “movimentos sociais”, atentos para a possibilidade de prisão do líder.
Em Maringá a segurança está péssima. Somente assaltos à mão registrados – muitos assaltados nem chamam a polícia – de anteontem para ontem, foram 10. A maioria por ciclistas e motociclistas armados, contra mulheres sozinhas nas ruas.
A Vila Sete continua a mais perigosa, com três assaltos somente nesse período. E na Avenida Morangueira, a ocorrência mais preocupante, às 4 horas da madrugada de ontem: assaltantes atiraram contra um carro que não parou. O carona foi baleado na perna.
Marido da também envolvida senadora Gleisi Hoffmann (PT), o ex-ministro Paulo Bernardo acaba de ser apontado como um dos principais operadores da corrupção envolvendo a Odebrecht. Foi apontado por Renato Duque por ter faturado 40 milhões de dólares, em um só negóio.
Mesmo tentando ser julgado pela Segunda Turma do STF, a mesma que libertou José Dirceu (que logo deverá ser novamente preso), o ex-ministro Antonio Palocci espalhou na prisão que a única saída será mesmo a da delação premiada. É uma forma de pressionar os amigos poderosos que poderá denunciar, e ao mesmo tempo, mostrar boa vontade para os investigadores.
Enfumaçadamente alheios aos atritos políticos, partidários da Marcha da Maconha desfilaram ontem em vários países e em Curitiba. A programação feita de forma a ser pouco pesada, priorizando o caráter festivo da moçada, previa reunião na Praça Osório e caminhada até o Palácio Iguaçu, pedindo a descriminalização do usuário.
Segundo lideranças que querem liberar a maconha, “No Brasil, entre avanços e retrocessos, temos que fazer nossa parte. Continuamos a pressionar a descriminalização do usuário no STF, a regulamentação da maconha medicinal e a legalização da maconha como um todo, pra acabar com essa guerra!” Falô!
Ótima iniciativa da SEMUSP que amanhã, aniversário de Maringá, distribuirá 500 mudas de árvores diversas. Nas próimas distribuições deverá adicionar também mudas de Citronela, a planta que afasta os pernilongos da dengue. Os bairros mais infestados são: Cidade Alta, Gávea e Tarumã.