A partir da próxima semana os congressistas começam a montar a reforma política. Têm o foco nas eleições e vão engendrar vantagens para a reeleição, pois quem tem cargo tem fórum privilegiado.
A primeira proposta contempla a proporciona a criação do Fundo de Financiamento da Democracia (FFD), com mais dinheiro para as campanhas dos partidos que estão no topo. Exemplo: R$ 3,6 bilhões para PT, PSDB e PMDB – na soma com tempo de TV e o atual fundo partidário terão mais de R$ 6 bilhões.
Também querem engessar os candidatos majoritários. Proibindo a ajuda de empresários e a autodoação, inviabilizarão recursos para candidatos de pequenos partidos.
Tem também a chamada “emenda pró-Lula”: obriga os nomes para a presidência a registrarem candidaturas em fevereiro, ganhando imunidade contra prisão e driblando a Lei da Ficha Limpa. E o “distritão”: só serão eleitos os candidatos mais votados no Estado, sem apoio dos votos de legenda.
Nesse último quesito, vantagem evidente para os atuais empoderados que estão fazendo uma pré-campanha com os recursos públicos de que dispõem. A razão de tanto interesse em reeleição: quem tem mandato tem fórum privilegiado e são muitos os enquadrados por corrupção.
Oito homicídios em Sarandi em sete meses. Sem o delegado Aparecido Jacovós e sem o trabalho do Cido Polícia, a segurança pública está degringolando, apesar da cidade contar com tão louvada Guarda Municipal armada. As armas são a segurançaArma no coldre, ou na mão, ão
Supermercados de Sarandi e de Marialva começarão a abrir aos domingos. É uma forma de enfrentar a concorrência de Maringá. Se o pessoal começar a comprar aqui, e acostumar, o prejuízo deles será grande.
Mesmo problema foi enfrentado por outras cidades da região nos períodos natalinos. Para fazer frente ao Natal Ingá as associações comerciais começaram a sortear carros e motos. Dessa forma as pessoas podiam passear aqui, mas as compras mesmo, faziam em cidades de origem como Cianorte, Campo Mourão, Paranavaí, etc.
Neste ano, como a nossa programação natalina será mudada, a ACIM volta a por a mão no bolso, oferecendo prêmios atrativos para os compradores da egião. Mas outras cidades estarão oferecendo mais prêmios que Maringá.
Com os mandatos findando e o partido com péssima imagem junto à população, muitos políticos petistas entendem que é melhor rebaixar de cargo que perder a blindagem proporcionada por um mandato. O conhecido senador Lindberg Farias vai tentar cadeira na Câmara Federal, o mesmo ocorrendo com a senadora Gleisi Hoffmann. O quadro complica para o maringaense federal, Ênio Verri.
Esta é para pescadores: dias 9 e 10 de setembro no Rio Paraná, em Alto Paraíso, Campeonato de Pesca à Piapara. Em sua 32ª. edição a festa terá muito prêmios, shows, barracas e pescadores até do Paraguai.
Preso em Baldim (Grande Belo Horizonte) o prefeito José Antônio Trindade (PT). Conhecido como Zito, enfrenta acusação de pedofilia ainda um tanto nebulosa: teria trocado mensagens de cunho pornográfico com um jovem de 16 anos. Através do celular de propriedade da prefeitura.
Nos primeiros seis meses deste ano, vereadores encaminharam à prefeitura 8.035 requerimentos de solicitações de serviços relacionados com segurança pública. 647 pedindo a presença de guardas municipais em frente de escolas e do cemitério. Isso em Curitiba. Em Maringá, a ausência de solicitações parece indicar que os nobres pares não veem razões para esse tipo de preocupação.
Mario Hossokawa vai convocar mais duas sessões extraordinárias para os vereadores durante o atual recesso. Elas são necessária para concluir a votação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município.
Na sessão de ontem, segunda de três convocadas, cioso da responsabilidade e da importância do assunto em pauta, o vereador Carlos Mariucci solicitou a retirada do projeto por duas sessões. Ele quer melhor debate das emendas a serem propostas.