O governo federal está fechando os vazamentos do chuveiro de dinheiro público composto pelo Bolsa-Família, aposentadoria por invalidez e auxílio-doença. O trabalho iniciado há dois anos já desmascarou mais de 5,7 milhões de brasileiros que recebiam algum desses benefícios irregularmente.
O levantamento saneador já resultou no cancelamento de R$ 10 bilhões em pagamentos indevidos – cerca de 10% do total pago. Segundo os investigadores, até 2020 quando terminarem o trabalho, terão levantados outros R$ 20 bilhões. E os aproveitadores que não se enganem: quem foi desonesto precisa devolver dinheiro e pode até ser preso.
Deputado federal pelo PSD de Santa Catarina, João Rodrigues é um aceno de esperança para o ex-presidente preso que se diz candidato na próxima eleição. Condenado por fraude em licitação, depois de quatro meses de prisão Rodrigues conseguiu o benefício de apenas dormir na Penitenciária da Papuda. Resumo: durante o dia é deputado na Câmara, e à noite, detento.
Leitor Antonio S. Pádua comenta a sanção da lei que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos no horário compreendido entre 22h e 8h, na cidade de Londrina.
Segundo ele, é costumeiro ver jovens saírem de moto e de carro, depois de “encherem a cara” em lojas de conveniência nos postos de gasolina.
Para o leitor que também é pai, as facilidades e tentações oferecidas nessas lojas – grande variedade de bebidas adocicadas e outras utilizadas para fazer “tubões - são responsáveis por acidentes e mortes de jovens todos os anos em Maringá.
Ele destaca também a presença de ambulantes que driblam a fiscalização quanto a proibição de vender bebidas alcoólicas para menores. Em locais onde jovens se juntam esses vendedores estão presentes com os porta-malas repletos de misturas prontas e gelo.
Enquanto em Maringá o objetivo é armar guardas municipais, em Londrina a prefeitura gostaria de esquecer homicídios praticados por dois desses agentes. O último ocorreu em março deste ano, quando GMs atendiam caso de perturbação do sossego. O agente diz que a arma disparou acidentalmente, e matou um jovem.
Interessante o desafio proposto pelo chefe de Gabinete da prefeitura de Maringá, Domingos Trevisan, com relação às queixas de alguns guardas de que a munição das pistolas de choque está vencida. Pelo visto um especialista nesse tipo de armamento, Trevisan garantiu que as munições podem ser ainda utilizadas.
Durante entrevista ele desafiou os que duvidam do funcionamento do armamento com tais munições vencidas. Convocou os que duvidam para que se apresentem, para comprovar que a munição funciona. Explicando melhor: para que sirvam de alvo. Segundo Trevisan, o objetivo da administração é treinar e preparar os GMs, o quanto antes, para portarem pistolas normais.
Alguns políticos parecem não ter noção de que estão mais para Judas em dias de apedrejamento, que para sabichões que continuam enganando o povo. No município de João Dias (RN), o Tribunal de Justiça foi obrigado a intervir e declarar inconstitucional os artigos 18 e 39 da Lei Orgânica do município, que pretendiam conceder pensão vitalícia aos ex-prefeitos e ex-vereadores locais.
Segundo a desembargadora Zeneide Bezerra, “... os dispositivos, além de violar o mundo jurídico, veda a concessão de benefício sem a indicação da fonte de custeio, violando, ainda, os princípios da igualdade e razoabilidade ao prestigiar ex-vereador e ex- prefeito, concedendo-lhes benefícios sem os mesmos nunca terem contribuído para tanto”.
Em Umuarama, tiroteio entre ladrões que assaltaram uma residência e a polícia, resultou em dois bandidos mortos. Um deles, Lucas Henrique Alves Moreira, 18 anos, morador de Campo Mourão; o outro Natan de Almeida de Oliveira, de 19 anos, morador de Sarandi que recentemente fugira da cadeia pública de Iretama.
Segundo a Associação Brasileira das Concessionárias de Rodovias, não ficará de graça a concessão do governo federal aos caminhoneiros, para que não paguem pedágio por eixos suspensos. Os pedagiadores vão entrar na Justiça para conseguir compensação para o presente governamental. Esperam compensar subindo o preço do pedágio para os carros.