DIARRÉIA MENTAL
Popular e faz de tudo para preservar essa imagem adquirida junto ao povo brasileiro. Nunca dantes alguém conseguiu popularidade igual. Só Getúlio Vargas, o pai dos pobres.
Para manter os índices o presidente tem feito de tudo. Até falar o que não deve, o que não sabe, o que não interessa. O que vale mesmo é que o povão continue considerando-o um sujeito que só fala a verdade. Sem meia-palavra.
Mas tudo tem limite. Falar asneiras quanto à conduta do povo americano e de seus dirigentes, provoca risos de O presidente Lula é mesmo um sujeito extremamente alguns imbecis, admiração de outros tantos e até aumenta sua popularidade. Mas usar termos chulos e estúpidos, como na ultima quinta-feira, quando comparou a crise financeira mundial a uma diarréia provocada pela barriga dos dirigentes dos Estados Unidos, foi absolutamente grosseiro e impróprio para qualquer ignorante, ainda mais quando se é presidente de um país.
A atitude foi uma diarréia mental do presidente.
O que é absolutamente normal.
DEPUTADOS PRA NADA
A Câmara dos Deputados aprovou lei que impede as empresas de dispensar marido de mulher grávida sem justa causa.
Onde está a lógica?
A cada vez que se aumenta a responsabilidade social dos empresários, se aumenta, também, o pé atrás de quem contrata. Isso é uma atitude esdrúxula e desnecessária.
Proteger a criança antes de nascer é ótimo.
Deveríamos, no entanto, buscar proteger a criança abandonada. Criança que perambula pelas ruas pedindo esmolas, sem escolas, sem creches, sem professores, sem alimento, sem roupa, sem pai, sem mãe.
E tem criança demais abandonada pelo poder público.
É só andar pelas ruas, pelos bairros mais pobres. Na nossa cidade inclusive.
São essas, senhores deputados, as crianças que mais necessitam de proteção.
CRIANÇA TEM DE TRABALHAR
Uma lei estabelecida pelo nosso Congresso, impede que crianças com menos de 16 anos possam conseguir emprego formal. Uma idiotice.
Qualquer criança com 14 anos pode trabalhar. E deveria mesmo buscar um emprego. A maioria de nós mais antigos, começamos a trabalhar com menos de dez anos. Nem por isso deixamos de estudar ou nos tornamos viciados. Quem trabalha não tem tempo para isso.
Muito melhor que ficar abandonada nas ruas e encontrar um traficante que a induza ao consumo de drogas. Drogas de todos os tipos como as que infestam nosso país e nossa cidade.
O trabalho só dignifica a pessoa humana.
E só o trabalho produz riqueza.
É hora de aparecer um deputado ou senador com coragem suficiente para mudar a lei proibitiva do trabalho do menor.
Lei que seja inteligente e bem feita. Coisa rara na atualidade política do Brasil.
ALVARO O MELHOR
Não sei se em produção de leis. Mas o nosso senador Alvaro Dias, mais maduro e mais participativo, acabou ganhando, com merecimento, o titulo de melhor senador do Brasil. A votação foi pela internet. Quer dizer: o povo votou.
E ele apareceu muito na imprensa nacional neste ano. Diga-se que, com muita competência e muita coerência, em todas as participações.
Acho que, mais maduro, Álvaro tem sido mais comedido, sem, contudo, deixar de ser contundente e seguro nas criticas e posições que assume.
Não perdeu a linha em nenhuma oportunidade. Cresceu no respeito dos paranaenses.
Ele é o grande destaque político do Paraná neste ano em nível nacional.
PEDÁGIO
O governador Roberto Requião parece que criou juízo e parou de fingir que quer baixar o preço do pedágio. O aumento foi dado de acordo com as cláusulas contratuais. E pronto.
O que é preciso e não se faz, é fazer cumprir o contrato de concessão integralmente. A segunda pista das estradas pedagiadas não sai de jeito nenhum. Até aquele pedacinho que falta ali perto de Iguatemi continua em pista simples. Está faltando governo nesse caso.
TRÂNSITO CAÓTICO
É verdade que Maringá tem duzentos mil veículos e isso abarrota as ruas e avenidas. Tem mais: outros milhares de carros de outras cidades, para aqui vêm todos os dias. Ademais tem ainda os péssimos motoristas que não respeitam sinal, correm em demasia, colocam em risco a vida das pessoas. Os acidentes se sucedem e aumentam a cada dia.
Verdade também que o numero de multas aumenta geometricamente. Principalmente a multa automática feita pelos sensores. Dessa, no entanto, ninguém pode reclamar. É o próprio motorista que se auto-autua quando desrespeita os códigos e leis de transito.
Mas tem coisa que o poder público deveria fazer e não faz. Coisas simples e que não custam nada.
Por exemplo: permitir estacionamento apenas de um dos lados de ruas como a Nóo Martins, a Santos Dumont, a Piratininga, a Basílio Sautchuck, a Arthur Thomas, já seria de uma enorme validade para o fluxo mais rápido de veículos. E isso custa muito pouco. Só ação política inteligente.