19.11.2011 |
Despertar emocional |
Através da conquista da razão é possível vislumbrar as oportunidades paras as emoções libertadoras, permitindo romper com os descontroles e acomodações geradoras da estagnação, onde proliferam as viciações, para afinal, facultar o desenvolvimento da sensibilidade emocional e afetiva saudável.
Em todos os certames, persistência e paciência são de rigor, abrindo espaço no campo mental para semear o otimismo a fim de colher novos padrões de compreensão da vida e libertar-se das construções negativas-pessimistas, porquanto, o despertar da emoção, torna-se natural a valorização do próximo e da vida, o respeito pelos valores humanos e gerais, ao mesmo tempo em que trabalha em favor do progresso, que preza, ampliando os horizontes de entendimento e de realização interior.
A seu turno, a somatização dos desequilíbrios emocionais, funcionam como convite para o despertar da consciência de sono, identificar-se com a realidade, conquistar-se e realizar-se interiormente, rompendo com os apegos a pessoas, coisas e interesses, de cujas experiências logra discernir que o ser humano, todavia, é um feixe de emoções por deslindar e desenvolver, de forma que se faculte estados interiores de bem-estar e de plenitude, que independem de coisas e de lugares, de circunstâncias e de posses.
A introspecção é precioso recurso para análise do conteúdo emocional e construção de uma personalidade equilibrada, consentânea com a disciplina mental e moral. Com efeito, em todos os certames por onde vige a vida, o equilíbrio mental, moral e emocional é de excelente técnica, devendo realizar constantes exercícios de ideais de teor elevado e cultivo de relacionamentos saudáveis em torno do que aspira, faz e se comporta, sem ansiedade pelo que almeja, nem conflito pelo já realizado, para finalmente, conscientizar-se de que das nascentes do ser brotam as emoções, a principio violentas, como resultado das experiências afligentes, tornando-se a pouco e pouco equilibradas e propiciadoras de felicidade.
Em derradeiras reflexões, para o êxito de um despertar emocional saudável se requer o cultivo de hábitos e costumes que evitem a proliferação das distonias emocionais, já que aquilo que a mente agasalha são estímulos para as mais variadas ações e reações belicosas.
(*) Francisco José de Souza é Promotor de Justiça
Coluna da Associação de Divulgadores do Espiritismo de Maringá – ADEMA. Visite o site WWW.ademaespirita.org e conheça mais sobre o espiritismo.
Foto: Reprodução |
|
|