04.10.2014 |
Força do Amor |
O ser humano nasceu para amar e ser amado! A força que rege o Universo é a do amor, constituindo o elã de união entre os seres e de atração da matéria.
O homem é o único animal que pensa e edifica a vida de forma racional, assim, enquanto o selvagem age com sentimentos instintivos sem consciência direta das ocorrências, o ser humano qualifica a sensibilidade com percepções conscientes.
Quando Jesus pronunciou a sábia sentença de “amar a Deus e o próximo como a si mesmo”, estabeleceu as bases de sustentação de um mundo feliz e de paz.
Na condição de eterno aprendiz da vida, as pessoas se realizam recíproca e mutuamente envoltas em experiências iluminativas e, quando cometem equívocos se distanciam da Suma Ordem.
A dinâmica dessa força existe em todas as jurisdições da divina providência, e conforme informam os emissários da boa nova, “A força do bem é do amor, inata nas propostas de desenvolvimento intelecto-moral das criaturas humanas, constitui o dínamo gerador de novas energias para facultar a sua fixação nas mentes e nos corações ao serem informados, passando a cultivá-las com abnegação e entusiasmo. Esse poder que possuem o bem e o amor é imponderável, porque de natureza transcendental, manifestando-se de forma suave e nobre por toda parte”.
Portanto, através da força do bem o homem encontra as diretrizes de segurança para consigo e para com os seus semelhantes, em cuja seara se consolida as legítimas emanações dos sentimentos nobres que iluminam a justiça humana para bem agir e decidir.
Toda pessoa que se identifica com a Fonte da Vida canaliza a força no ser e não no poder, nos valores internos e não nas aquisições de fora, passa automaticamente para os comportamentos pacíficos e pacificadores. Por sua vez, os dominadores, os poderosos, aqueles que se impõem, tornam-se sempre temidos, mas nunca amados!
A força do amor é a alma da vida! Sob os seus eflúvios tudo vivifica, se realiza e alcança sentido.
Coluna da Associação de Divulgadores do Espiritismo de Maringá – ADEMA. Acesse o site www.ademaespirita.org.br e conheça mais sobre o espiritismo.
(*) Francisco José de Souza é Promotor de Justiça
Foto - Reprodução |
|
|