08.07.2015 |
Recuperação do Bosque II |
Deteriorado por voçorocas e recebendo despejos poluídos da área central de Maringá, o Parque Florestal dos Pioneiros, mais conhecido como Bosque II, finalmente terá esses problemas resolvidos. O primeiro passo foi dado ontem à tarde na Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal.
Foi assinado pelo secretário Umberto Crispim de Araújo, com o Hidrostudio Engenharia Ltda. um contrato no valor de R$ 428.495,50 para a confecção de projeto do macroplano de drenagem do Bosque II, englobando toda a área das zonas 2, 5 e 4.
Esse projeto que deverá estar pronto dentro de 120 dias, subsidiará a SEMA e a Prefeitura de Maringá para a busca dos recursos necessários à recuperação da área do interior do bosque de 59 hectares, onde grandes erosões foram causadas pelo excesso de despejos pluviais urbanos no fundo da bacia hidrográfica que abrange 17,9% do Córrego Cleópatra. Segundo o secretário Crispim, é um problema que há mais de 30 anos vem deteriorando as margens do córrego do interior da reserva, resultando em erosões de até 30 metros de largura e até 5 metros de profundidade.
Para o secretário, o trabalho que será realizado no Bosque II será o mesmo feito no Horto Florestal Dr. Luiz Teixeira Mendes, em prazo recorde, de maneira ambientalmente correta e com solução definitiva, tão logo foram conseguidos os recursos necessários: “Precisamos preservar esse patrimônio verde regional que vem tendo seu interior corroído por voçorocas. Além de pulmão de Maringá, esse bosque é uma homenagem aos pioneiros, frequentado diariamente por maringaenses que aproveitam o ar puro e as pistas de caminhada com 3,3 quilômetros de extensão”.
Redação
Foto - Reprodução |
|
|