26.08.2015 |
Programa Remédio em Casa |
O programa Remédio em Casa vai entregar na casa dos moradores atendidos pela rede pública de saúde medicamentos de uso contínuo para hipertensão e diabetes. O lançamento será realizado hoje na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alvorada I, às nove horas.
Esta etapa é uma avaliação do projeto. Neste momento, os moradores atendidos pela UBS Alvorada I é que receberão os medicamentos; depois o programa será ampliado gradativamente para as demais Unidades.
Serão beneficiados pelo programa portadores de hipertensão e diabetes que estão estáveis e controlados clinicamente e que estejam impossibilitados de retirar os medicamentos na Unidade.
Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo do \"Remédio em Casa\" é ampliar o acesso efetivo aos medicamentos de uso contínuo selecionados para o tratamento de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus.
A entrega do medicamento será feita sem custo para o paciente. A equipe de Saúde dará assistência programada e fará um acompanhamento a cada três meses para os beneficiários, alternando atividade em grupo e consulta médica na UBS ou em domicílio.
CADASTRO
Para fazer parte do programa é necessário morar em Maringá, ter o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e estar cadastrado na rede de saúde do município. Além disso, não deve usar insulina, necessita fazer uso de medicamento para Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus prescrito pelo médico da UBS ou da ESF, ter quadro clínico estável e controlado de suas doenças e problemas de locomoção ou acamados.
O médico da ESF irá inserir o paciente no
programa. A equipe da Saúde combinará uma data com o paciente para entregar o remédio.
Para não ficar sem receber os medicamentos, o paciente deve participar das reuniões de grupo de Hiperdia ou consultar o médico a cada três meses, atualizando a prescrição.
MEDICAMENTOS
Só serão entregues os medicamentos presentes em uma lista. São eles: Ácido Acetil Salicílico 100 mg; Anlodipino 5 mg; Atenolol 50 mg; Captopril 25 mg; Enalapril 10 mg; Enalapril 20 mg; Glibenclamida 5 mg; Glicazida 30 mg; Hidroclorotiazida 25 mg; Losartana 50 mg; Metformina 500 mg; Metformina 850 mg; Nifedipino 20 mg; Propanolol 40 mg; Metildopa 250 mg; Carvedilol 6,25 mg; Carvedilol 25 mg; Clonidina 0,150mg; Digoxina 0,25 mg; Furosemida 40 mg; e Isossorbida 40 mg.
Os remédios Sinvastatina 40 mg, Sinvastatina 20 mg e Omeprazol 20 mg serão disponibilizados como adjuvantes no tratamento e entregue apenas se o paciente fizer uso para Hipertensão e Diabetes
Distribuição de medicamentos psicotrópicos é realizada em cinco locais
A Secretaria de Saúde ampliou a distribuição de medicamentos psicotrópicos oferecidos pela rede pública de saúde. Com a ampliação, as Unidades Básicas do Quebec, Iguaçu, Morangueira e a Farmácia 24 horas passam a distribuir a medicação controlada, juntamente com o Complexo de Saúde Mental João Waldecir Scramim, no bairro Santa Felicidade.
\"Esse trabalho traz mais conforto aos maringaenses que buscavam os remédios psicotrópicos no Complexo de Saúde Mental. Os cinco pontos de distribuição dos psicotrópicos contam com farmacêuticos para orientar a população sobre a posologia, além de esclarecer dúvidas”, disse Carmem Inocente, secretária de Saúde.
Diariamente cerca de 450 a 600 pacientes retiram psicotrópicos no Complexo de Saúde Mental. São disponibilizados 37 tipos de medicamentos como estabilizadores do humor, antidepressivos, tranquilizantes, sedativos, anticonvulsivantes, medicamentos para déficit de atenção, síndrome do pânico, esquizofrenia entre outros. A retirada dos medicamentos é feita sempre das sete às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|
|