08.09.2015 |
Maringaense lança livro |
O livro “As viagens de Dom Pedro II – Oriente Médio, África do Norte 1871 e 1876” traz um conteúdo praticamente inédito para os amantes da literatura e história; quem diz isso é o escritor e historiador maringaense, Roberto Khatlab, que produziu a obra.
Khatlab mora desde 1984 em Beirut, Líbano, e lá iniciou uma pesquisa sobre as relações Brasil, Líbano e países árabes. Dessa forma, descobriu que Dom Pedro II esteve no Líbano em 1876, Egito em 1871 e ainda em outros locais como Síria e Palestina.
“Essa visita foi toda documentada em um diário que está no Museu Imperial de Petrópolis. Eu tive acesso a essa documentação e comecei a escrever o livro; analisando também as cartas que o imperador escreveu na época. Depois disso, resolvi visitar cada lugar que ele esteve atrás de mais registros. Para minha satisfação, encontrei documentos sobre assuntos discutidos por ele em encontros com líderes e demais situações. Assim fui reunindo informações e trabalhando”, explicou o historiador.
Além disso, o livro também conta com documentos árabes inéditos que falam da passagem dele pelos países árabes.
“Existem vários livros sobre Dom Pedro II, mas não se fala sobre essa passagem da vida dele. Minha intenção é preencher a lacuna que faltava sobre esse pioneirismo em relações de povos diferentes. Um livro que deverá contribuir com uma nova pesquisa sobre as facetas do imperador”, disse Khatlab.
Segundo o escritor, essas viagens não eram oficiais, mas de turismo e conhecimento científico. Dom Pedro fe contato com a população e os jornais acabaram divulgando o Brasil como um país promissor para ser explorado.
“Por isso que eu digo que ele foi o pioneiro nas relações entre o Brasil e o mundo árabe. Depois dele a América Latina passou a existir para muitos povos. Antes, quando se falava em América, só pensava em América do Norte. A partir de 1880 deu início a grande imigração de árabes para o Brasil.
Exatamente quatro anos depois da visita do imperador aos países árabes. Os trabalhadores vieram e passaram a atuar em diversas áreas onde a mão de obra era mais pesada e necessitava de pessoas acostumadas a trabalhar de forma intensa”, informou ele.
O livro foi lançado dia 20 de agosto em Petrópolis, mas os planos do escritor é realizar um lançamento em Maringá. O livro já será reimpresso em função da grande aceitação do público e também estará disponível digitalmente a partir do dia 20 de setembro.
Roberto Khatlab é formado em História e História das Religiões e tem livros sobre a religião cristã e muçulmana; imigração brasileira e libanesa; além de ter escrito o único guia turístico em língua portuguesa sobre o Líbano. Atualmente ele é o diretor do Centro de Estudos da América Latina no país onde vive.
Vitor Cardoso
Foto - Jornal do Povo |
|
|