15.06.2016 |
Sentimentos ativos |
A atualidade das experiências, com o desenvolvimento da razão, se permite ao homem discernir com acerto em torno do bem e do mal, essa fantástica conquista do Espírito e, evitar os males de todas as espécies que afligem a Humanidade.
Deus dotou seus filhos de faculdades que os tornam capazes de ver, compreender, vivenciar e sentir o conhecido. De tal sorte que, quanto maiores são os ganhos da inteligência, de igual, se espera nas conquistas de moralidade.
Nada obstante o progresso verificado e ao alcance de todos, no contexto dos desequilíbrios do organismo social, desponta como causa motora, a carência de sentimentos de solidariedade, de mútua proteção, com o mesmo espírito de direitos e desincumbência de deveres.
Nesta premissa, não é dado ao homem civilizado viver alheio às desgraças humanas, comportando-se a maneira de “estatua de sal” insensível às aflições do outro, a reclamar intensas reflexões sobre as causas da quebra da harmonia social, em cujas bases, escasseiam valores éticos e morais.
A todo instante as pessoas, a sociedade e demais agremiações humanas, são convidadas ao exercício dos sentimentos de humanidade, de compaixão, de caridade, de renúncia aos interesses mesquinhos que apenas alimentam o ego ditatorial.
A organização social sabiamente prudente deve extirpar do seio das experiências humanas, as causas promotoras das mazelas, devendo cada qual, a sua maneira e disposição, participar emocionalmente do drama social, dos conflitos coletivos, da convivência fraternal, enfim, contribuindo de forma saudável pelo estreitamento dos laços de amizade e de compaixão.
Ante o advento dos tempos que assinalam a “era do Espírito Imortal”, os desafios se aguçam convidativos a compreensão e eleição de novas posturas que promovam o arrefecimento dos males e, estabeleçam as bases éticas de uma nova ordem rica de aprendizagem, de amor a tudo e todos.
A busca de um mundo melhor é dever de todos. Urge refletir!
Coluna da Associação de Divulgadores do Espiritismo de Maringá – ADEMA. Nosso E-mail maringaespirita@gmail.com
(*) Francisco José de Souza é Promotor de Justiça
Foto - Reprodução |
|
|