17.07.2016 |
Vestibular da Uem começa hoje |
Mais de 17 mil estudantes estão matriculados para o vestibular de inverno da Universidade Estadual de Maringá (Uem) que inicia na manhã de hoje. Com início programado para as 9 horas, neste domingo os candidatos realizam a prova de conhecimentos gerais, com questões relacionadas às matérias de sociologia, artes, matemática, história, geografia, física, química e filosofia.
Com 40 questões ao todo, a prova é o primeiro passo rumo a uma das 1.470 vagas destinadas para o vestibular de inverno, dividida em mais de 80 cursos, turnos e campus de outras cinco cidades, além de Maringá. O concurso segue até a terça-feira (19), com liberação do gabarito oficial somente na quinta-feira (21).
De acordo com a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), os 17.505 candidatos estarão permitidos a entrar nas salas da Uem, Unicesumar, Pontifícia Universidade Católica (PUC), Faculdade Cidade Verde e na Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (Feitep) de Maringá a partir das 8h20. Além das instituições da Cidade, haverá provas em Campo Mourão, Umuarama, Cidade Gaúcha, Ivaiporã, Goioerê e Apucarana, todas respeitando o mesmo horário indicado.
Já sob posse de documentos oficiais com foto, caneta azul, alimentos e bebidas previamente vistoriados, as 8h50 todos os portões serão fechados e qualquer estudante que chegar após o sinal sonoro estará impedido de entrar e realizar a prova. Após uma série de orientações, principalmente a respeito dos modos de preenchimento de gabarito, a prova terá início as 9 horas, pontualmente.
Os alunos que terminarem a prova só poderão entregar o caderno de respostas a partir das 11h30. Durante este período, a saída de sala só será permitida mediante acompanhamento da equipe de fiscalização, conforme o manual do candidato elaborado pela CVU. Além disso, o rigor em relação a tentativas de fraudes, entre conversas e uso de aparelhos eletrônicos, aumentou e a Comissão informou que o indivíduo estará automaticamente eliminado. Todas as provas serão recolhidas pontualmente as 13 horas.
Assim como neste domingo, amanhã (18) a prova dois também terá início às 9 horas. Na segunda etapa, além da redação, os alunos respondem cinco questões de literaturas em língua portuguesa, 10 de língua portuguesa e cinco de língua estrangeira, de acordo com a opção do candidato. O vestibular se encerra na terça-feira com a prova de conhecimentos específicos, onde serão realizadas 40 questões de duas matérias, variando de cada curso. Nos três dias todas as questões são de alternativas múltiplas.
Segundo a Comissão do Vestibular, o resultado das provas será divulgado no dia 24 de agosto por meio da lista geral e dos aprovados, via internet. A partir deste ano, logo após a divulgação do resultado, caso haja empate entre dois ou mais candidatos à mesma vaga o primeiro critério de desempate será a renda mensal familiar. Em caso de aprovação, as aulas têm início previsto para o dia 17 de março de 2017.
Matheus Gomes
Foto - Reprodução |
|
|