05.10.2016 |
Antônio Sanseverino morre aos 85 anos |
Com mais de 40 mil atendimentos em toda a vida, faleceu em decorrência de um câncer, em Maringá, o pediatra Antônio Carlos Sanseverino, aos 85 anos. Possuidor de grande carisma e reconhecido pelas cinco décadas de exercício da profissão, Sanseverino deixa legado para a Cidade, principalmente na área da saúde.
Nascido em 1931, em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, o pediatra chegou a Maringá na metade da década de 1960. Desde então, segundo anotações, foram mais de 900 atendimentos por ano, em média. Nos últimos anos recebeu uma série de prêmios de diversas instituições, reconhecimento fruto do trabalho realizado.
Em 1994 foi eleito pela Sociedade Paranaense de Pediatria para ser um dos escolhidos a receber a Medalha de Honra ao Mérito, prêmio concedido aos profissionais da área médica que se destacam no trabalho realizado em prol da saúde da população de modo geral.
No final de 2010 recebeu o título de Cidadão Benemérito de Maringá após projeto de lei oriundo da Câmara de Vereadores da Cidade. Sob o pretexto de ser imortalizado pela importância dos serviços prestados à população local, Sanseverino também foi homenageado por ser um dos pioneiros da área da pediatria e ter atuado no atendimento de dezenas de milhares de crianças desde 1966.
Em vídeo sobre a solenidade realizada no dia 25 de novembro de 2010, o pediatra recebeu o título das mãos do ex-vereador Heine Macieira (PP), autor do projeto. Agradecido pela iniciativa, afirmou que o trabalho era possível muito em virtude do auxílio de enfermeiras e outros profissionais da saúde, que ajudam na manutenção de hospitais.
Já em 2014, Sanseverino recebeu outra homenagem, desta vez do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM/PR) ao completar cinco décadas em atividade. Juntamente de outros seis profissionais maringaenses, foram entregues símbolos da Medicina Universal. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades do meio, que o agradeceram pela história escrita na região.
Orgulhoso de nunca ter enfrentado nenhum problema grave com um paciente, o profissional formado na Universidade de São Paulo (USP) foi casado por quase 55 anos com Ruth Ione da Silva Fonseca. Antônio Sanseverino enfrentou um grave câncer desde o início de 2015. Muito debilitado, na noite de segunda-feira (3) teve complicações médicas e faleceu aos 85 anos, deixando quatro filhos.
Matheus Gomes
Foto - Reprodução |
|
|