21.09.2018 |
Forte chuva causa estragos em Maringá |
A chuva que atingiu Maringá desde a noite de quarta-feira afetou o abastecimento de energia elétrica e também derrubou árvores no município. A Defesa Civil registrou queda de 28 árvores pela Cidade e a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), notificou que 20 mil unidades consumidoras ficaram sem luz.
Dentre as árvores que foram derrubadas com a força do vento e da chuva, uma caiu em cima de dois veículos no Conjunto Branca Vieira e quatro em portões residenciais, impedindo a saída dos moradores. Além disso, dezenas de galhos de grande porte caíram nos cabos de energia elétrica.
De acordo com Adilson Costa, diretor da Defesa Civil de Maringá, na Avenida XV de Novembro, uma pessoa foi atingida por um galho de palmeira. Ela recebeu o atendimento do Corpo de Bombeiros e passa bem. Sobre os estabelecimentos sem energia, até o início da tarde de ontem, pelo menos 600 imóveis estavam desabastecidos.
Por volta das 18 horas de quinta-feira, algumas ocorrências ainda estão em andamento. A retirada das árvores teve apoio da equipe da arborização da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp), Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Corpo de Bombeiros e Copel.
PARANÁ
Pelo menos 14 municípios do Paraná foram afetados por vendavais e granizos durante todo o dia de ontem, segundo levantamento da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Cerca de 1,4 mil pessoas foram afetadas pelos temporais, destas 800 foram desalojadas durante as chuvas fortes e quase 530 casas foram danificas por vendavais e granizos.
Tapejara foi a cidade mais atingida. Ao todo, 400 residências foram danificadas e 800 pessoas afetadas, sendo que 100 permanecem em casa de amigos ou parentes. Em Assis Chateaubriand o vendaval atingiu 400 pessoas e em Bela Vista do Paraíso a tempestade de granizo prejudicou 200 pessoas. Os dados continuavam a ser atualizados até o início da tarde.
Segundo o plantonista oficial da Defesa Civil estadual, capitão Lucas Frates Simiano, os outros municípios atingidos foram: Foz do Iguaçu, Ibiporã, Moreira Sales, Porecatu, Quarto Centenário, Santa Lúcia, São José dos Pinhais, Toledo Umuarama e União da Vitória.
O Governo do Estado está dando suporte e apoio aos municípios prejudicados, retirando as pessoas das áreas de risco, levantamento de informações e doação de lonas para reparo rápido das casas.
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as chuvas foram mais fortes no início da manhã de quinta-feira a partir do Oeste, acompanhadas de muitas trovoadas e rajadas fortes de vento. Na parte da tarde, as precipitações se concentram mais a Leste e apresentam possibilidade de ventos fortes.
Para hoje, a previsão é que o sol volte no Estado; porém, ainda há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas no Oeste, Noroeste e Norte do Paraná.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|
|