07.02.2019 |
Coleta seletiva distribui sacolas |
A Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) retomou, na manhã de ontem, a distribuição das sacolas ecológicas durante o serviço de coleta seletiva nos bairros de Maringá.
A ação foi suspensa, mas uma nova licitação voltou com a iniciativa que pretende estimular uma população consciente de não misturar resíduos orgânicos com restos de comida e materiais de higiene.
Quando misturados, todo material acaba contaminado e a comercialização dos recicláveis se torna impossível, o que aconteceu com muita frequência nos últimos meses. Neste primeiro momento, haverá um mapeamento dos locais e os coletores vão entregar apenas uma unidade para o morador que realiza a separação corretamente.
O descarte de materiais recicláveis pode ser feito em todos tipos de embalagens, o que inclui sacos plásticos de qualquer cor. A informação é da diretora de Cooperativas de Reciclagem da Secretaria de Serviços Públicos, Aline Gava.
“Os moradores estão mais conscientes, mesmo assim muitos acabam não separando os resíduos. Todos precisam evitar de colocar alimentos e materiais de higiene juntos com papelão, garrafas pets e outros materiais recicláveis. Caso o morador não tenha lixeira e contêineres específicos para reciclagem, deve-se colocar os sacos fora desses recipientes nos dias e horários da coleta seletiva, se possível sempre a partir das 7h30”, disse Aline.
A lista completa com os dias da coleta está disponível no site da Prefeitura.
COOPERATIVAS
Tudo que é coletado vai para seis cooperativas compostas por famílias de baixa renda; ao todo são 150 associados.Com o aumento do volume recolhido pelos 15 caminhões que fazem o serviço no município, também foi registrado o crescimento na renda dos cooperados. Atualmente, chega a R$ 3 mil.
A administração municipal disponibiliza barracões para os cooperados que triam e separam os recicláveis. Depois disso acontece a comercializando com empresas especializadas em fabricar produtos a partir desses materiais. A coleta seletiva é realizada de segunda a sexta-feira, entre as 7h30 e 16h30, e aos sábados das 7h30 às 12 horas.
Os materiais que podem ser destinados são: papel, papelão, plástico, metal, vidro e isopor. Os moradores não podem descartar pilhas e baterias; esses produtos devem ser entregues aos revendedores, assim como as lâmpadas fluorescentes que têm lugar exclusivo para serem descartadas: os pontos de coleta ficam nas redes dos supermercados Cidade Canção e Super Muffato.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|
|