07.12.2015 |
Maringá é destaque no ranking Firjan |
Maringá ocupa a primeira posição no ranking estadual, com 0,8740 pontos, do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), considerando a avaliação dos dados de 2013.
Essa pontuação deixa o município na 22ª posição do ranking nacional. O levantamento avalia as condições de educação, saúde, emprego e renda de todos os municípios brasileiros.
Em relação a 2012, Maringá cresceu 1,3% e ganhou duas posições, superando Apucarana (2º) e Cianorte (3º) que apareciam nas duas primeiras colocações no ano anterior.
Completam a lista Campo Mourão (4º), Paranavaí (5º), Curitiba (6º), Pato Branco (7º), Medianeira (8º), Francisco Beltrão (9º) e Toledo (10º).
Para o presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), Suzuki Junior, dessas 10 cidades, a primeira colocada apresentou avanço nas três vertentes: Educação, Saúde e Emprego & Renda.
“A Cidade consegue combinar bom resultado econômico, em parte influenciado pelo agronegócio, com bons serviços de educação e saúde”, explicou Suzuki Júnior.
Em nível estadual, 383 municípios (dos 399 existentes) tem nível de desenvolvimento alto ou moderado, o que corresponde a 96%.
No Estado não possui qualquer cidade de baixo desenvolvimento e que 45 de seus municípios estão entre os 500 melhores do país. No Brasil, a média de cidades com esse nível de desenvolvimento é de 68,1%.
ESTUDO
Criado pelo Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o IFDM teve início em 2008. Cada quesito é avaliado minuciosamente.
Emprego & Renda: geração de emprego formal, absorção da mão de obra local, geração de renda formal, salários médios do emprego formal e desigualdade.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|