14.11.2016 |
Festival Afro-Brasileiro segue na Cidade |
Até o dia 30, a Assessoria de Promoção da Igualdade Racial promove a 8º edição do Festival Afro-Brasileiro de Maringá como tema “Protagonismo Negro: Desafios na cultura e perspectivas na educação”.
O evento tem como apoiadores as Secretarias de Educação, Mulher, Assistência Social e Cidadania, Cultura, a Associação Cultural (ACCAMÊ), Capoeira Mandinga-Ê, Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena, Centro Cultural Jhamayka, Grupo Almas de Rua, Grupo Anjos da Guarda, Grupo Danças Urbanas, Maracatu Ingazeiro, Instituto Afro-Sim e Projeto Abrindo Gavetas.
Em vários pontos da Cidade serão realizadas exposições temáticas. Até 30 de novembro, o Senac promoverá a Exposição Vila Nagô. Até o 25 de novembro, no Shopping Avenida Center, haverá a Exposição Senegal, Ilha de Gorée – Trânsito para um Novo Mundo.
TROFÉU E CONCURSO
A entrega do Troféu Consciência Negra será realizada no dia 17 de novembro, às 19 horas, na Câmara.
O troféu comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, lembrado no dia 20 de novembro, e é um reconhecimento às pessoas que atuam na defesa da igualdade racial.
Ainda no dia 17, também será realizada a premiação III Concurso de Ilustração, Frase e Redação. A ideia é promover o concurso de forma que os alunos e professoras discutam o assunto em sala de aula, analisando o tema no cotidiano.
PROGRAMAÇÃO
Na Praça Raposo Tavares terá várias oficinas das nove às 12 horas, hoje. As atividades do dia 16 começarão às oito horas na Escola Municipal Professora Benedita Natália, com oficina de capoeira e segue até às 16 horas.
No período da tarde, às 14 horas, Teatro de Bonecos na Escola Municipal Pioneiro Geraldo Meneguetti.
O Anfiteatro da UEM será palco da Oficina de Capoeira Primitiva no dia 17, das oito às 9h30. Já das nove às 11 horas, haverá Workshop de Cultura Popular com Henrique Menezes, no Serviço de Convivência de Idosos Parque das Grevílias. Das 13h30 às 16 horas, Henrique fará o mesmo workshop no Serviço de Convivência de Idosos do Santa Felicidade.
Neste mesmo horário acontecerá uma Oficina de Capoeira na Escola Municipal Professora Benedita Natália. O Teatro de Bonecos, às 14 horas, na Escola Municipal Odete Alcântara Rosa.
No dia 18, as atividades começarão às nove horas no CMEI Papa João XXIII com o workshop de cultura popular com Henrique Menezes e segue até às 15 horas. Já às 14 horas, a Escola Municipal Professor Agmar dos Santos sediará o Teatro de Bonecos. Oficinas de Abayomi será às 14h30 na Biblioteca Centro.
O Espetáculo de Dança no Teatro Baracão, às 20 horas. A partir das nove horas, no Centro Social Urbano haverá o workshop de cultura popular com Henrique Menezes. Das 14 às 17 horas, oficinas e apresentações na Praça Zumbi dos Palmares. Às 20 horas, terá uma Festa do Bumba Meu Boi também no Centro Social Urbano.
No dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, será realizado o Teatro de Bonecos no CMEI José Prestes Neto, às 14 horas e, para encerrar o dia, às 20 horas, no Teatro Callil Haddad, terá A Mostra Cultural Afro.
A atividade do dia 21 de novembro começará às 14 horas, no CMEI Papa João XXIII com Teatro de Bonecos. Oficinas de capoeira e hip hop acontecerão no dia 22, das 8h30 às 10 horas no AMPR e das nove às 16 horas no Colégio Estadual Vital Brasil,
respectivamente.
Durante todo o dia 23, nos CMEIs Maria de Lourdes Vale Bom e Luiza Martos Fontes, terá Teatro de Boneco às 14 horas. No dia 24, terá o Teatro de Bonecos será no CMEI Maria Luiza Sandri Meneguetti, às 14 horas. Além disso, no dia 26, das nove às 12 horas haverá oficinas na Praça Rocha Pombo.
Finalizando o mês, no dia 30 ocorrerá o encerramento com Roda de Capoeira e Maracatu, às 20 horas, no Auditório Hélio Moreira.
Danyani Camin
Foto - Reprodução |
|