18.11.2016 |
Autor lança llivro em Maringá |
Nesta sexta-feira, na Livraria Curitiba, Catuaí Shopping Maringá, a partir das 19h30, o jornalista, advogado constitucionalista e criminalista Adib Abdouni promoverá o lançamento do livro “Operação Lava Lula”.
A obra reúne as acusações contra o ex-presidente Lula feitas na operação Lava Jato, as investigações sobre o envolvimento do ex-presidente com o esquema de corrupção abrangendo políticos do PT e de outros partidos com a Petrobras e grandes empreiteiras, depoimentos prestados ao juiz Sergio Moro e detalhes da explosiva delação premiada do ex-senador Delcídio Amaral.
O livro de 550 páginas foi escrito em linguagem acessível e começa relatando que as seis prisões de presidentes ou ex-presidentes da República ocorridas em 127 anos de história republicana brasileira ocorreram por razões políticas e quando o País não vivia em plena democracia.
O autor destrincha as relações dos filhos de Luiz Inácio Lula da Silva com grandes empresas e as trocas de favores entre o governo Lula e as empreiteiras para, ao final, concluir que, do ponto de vista jurídico, há razões de sobra para acreditar que o ex-presidente tem tudo para ser processado, condenado e preso.
Abdouni admite que dívidas morais entre alguns ministros do Supremo Tribunal Federal e Lula, que os indicou para o cargo, podem alterar a lógica jurídica e inocentar o petista. Por isso, o advogado defende a necessidade de se alterar a Constituição e a forma de indicação dos ministros do STF, para evitar dali por diante o evidente constrangimento a que hoje alguns deles são submetidos quando do julgamento de processos envolvendo presidentes ou ex-presidentes da República.
O autor afirma, por outro lado, que a permanência de uma situação em que altas autoridades, tais como deputados e senadores, gozam de imunidade não só no que se refere ao que dizem, mas ao que fazem, e a simbiose entre políticos e grandes empresários resultam na dilapidação das riquezas auferidas por milhões de brasileiros, por meio de mecanismos de transferência de recursos para aqueles que dominam os poderes constituídos, sobretudo do Executivo e do Legislativo.
Danyani Camin
Foto - Reprodução |
|