07.03.2017 |
Centro recebe árvores e iluminação de LED |
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) realiza serviços no Centro de Maringá. Ontem mais de mil mudas de árvores foram plantadas. Cerca de mil mudas de árvore foram plantadas a partir da Rua Joubert de Carvalho, ao lado da Praça Raposo Tavares. O objetivo da ação é suprir a demanda de remoções feitas no quadrilátero central da cidade.
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Vagner de Oliveira, a quantidade de mudas estabelecida é maior em relação as árvores retiradas. A variedade de espécies depende do plano de manejo estabelecido de acordo com a localidade.
ILUMINAÇÃO
Começou a ser testada ontem na Praça Raposo Tavares, a iluminação com lâmpadas de LED, a medida visa garantir também mais segurança a população que passa pelo local. O equipamento, pode se tornar padrão na iluminação pública da cidade, devido à economia e o menor custo de manutenção.
“Nosso objetivo é instalar lâmpadas de LED em todas as ruas, avenidas e praças da cidade”, afirma o secretário de Serviços Públicos, Vagner de Oliveira, lembrando que o sistema consome cerca de 40% menos energia e sua simplicidade, com menos mecanismos de apoio, como suportes e proteções, reduz investimentos na manutenção. Outro aspecto positivo é a durabilidade das lâmpadas, superior ao sistema tradicional, o que reforça a tese de economia.
“A luminosidade, muito superior às lâmpadas comuns, também favorece o investimento na troca de todo o sistema”, defende o secretário, acrescentando que outro aspecto relevante do uso de diodos emissores de luz é a sustentabilidade, considerando que a redução na emissão de dióxido de carbono na atmosfera é considerável. Estima-se que a iluminação pública seja responsável por cerca de 25% da emissão de gás carbônico na atmosfera.
Além disso, o reforço da iluminação na Praça Raposo Tavares faz parte de outras medidas para assegurar mais tranquilidade aos usuários do transporte coletivo. Com o deslocamento dos pontos de ônibus para a Rua Joubert Carvalho, necessário para a retomada das obras do novo terminal urbano, o movimento de pessoas na praça e em seu entorno vai aumentar, o que exigirá mais segurança. A demolição do terminal deve ser realizada ainda este mês.
Cláudio Santos
Foto - Reprodução |
|