30.05.2017 |
Maringá se organiza para Dia do Desafio |
A Prefeitura de Maringá prepara para amanhã (31) mais uma edição do Dia Mundial do Desafio, disputado em mais de 20 países por centenas de milhares de pessoas em busca hábitos saudáveis.
Presente desde 2003, Maringá apresenta aumento no número de pessoas integrantes do desafio a cada edição, tendo média superior a dos outros municípios do mundo. Eventos terão início nesta quarta-feira a partir das 8 horas e se encerram às 21 horas.
O Dia do Desafio consiste em uma competição entre cidades sorteadas previamente. Ao longo do dia 31, a população das respectivas localidades devem se mobilizar contra o sedentarismo a partir de práticas esportivas variadas, individuais ou coletivas, em espaços abertos ou fechados. Após pelo menos 15 minutos de exercícios físicos, o participante deverá cadastrar a atividade na internet. Ao final do dia, os registros realizados são somados e a cidade que possuir maior porcentagem de participantes será a vencedora.
Neste ano a iniciativa chega a 23ª edição da considerada maior campanha do mundo para o incentivo à prática regular de atividade física e esportes. Presente no Brasil desde 1995, sob orientação da Associação Internacional de Esportes para Todos (The Association For International Sport for All - TAFISA), o país se destaca pelo índice elevado de participações em centenas de cidades de todas as regiões. Para 2017, o Serviço Social do Comércio (Sesc), um dos organizadores do evento, tem como principal objetivo a construção de redes para o incentivo da prática esportiva.
Nesta quarta-feira, Maringá enfrenta a cidade de Los Olívios, no Peru. Com cerca de 320 mil habitantes, o município próximo a capital Lima tem histórico de baixas participações no Dia do Desafio. Em 2016, o local reuniu apenas 11 mil pessoas, 3% da população, contra 112 mil registrados em Maringá, 31% da Cidade Canção. Em 2016, Maringá sagrou-se campeã após vencer a cidade Mixco, da Guatemala. Para repetir a vitória, a Prefeitura e o Sesc disponibilizam amanhã uma série de atividades em centos esportivos e praças.
A partir das 8h, todos os centos esportivos e diversas Academias da Terceira Idade (ATI’s) disponibilizam atividades como ginástica, pilates, aulas de ritmos, futsal, basquete, vôlei, corrida, caminhada, além de orientações para práticas nas próprias academias do município, com instrutores presentes. Até por volta das 16 horas, tanto os centros, como praças como a da Catedral e da Vila Olímpica terão professores para explicações sobre os exercícios realizados, bem como a respeito do próprio Dia do Desafio.
Presente em outras edições na Cidade, o professor de educação física Carlos Gomes de Oliveira, conhecido como “Professor Rosa”, novamente reunirá centenas de maringaenses em aulas ao longo do dia nos centros esportivos do Conjunto Miosótis, às 8h, e às 20 horas, no Jardim Alvorada. Apesar das ações específicas para esta quarta-feira, desde a semana passada diversas ações foram realizadas pela Cidade como uma forma de incentivar o exercício físico de forma permanente.
“As pessoas ficam empolgadas com ações desta natureza. É empolgante, para nós, vermos que uma cidade inteira se junta para que possamos alcançar um bem comum. Em vários cantos da cidade as pessoas estão se movimentando e mandando o seu registro da atividade em um benefício mútuo. Ganha quem faz exercício e ganha Maringá”, explica.
Mesmo com as ações públicas tendo início às 8 horas, o registro de exercícios físicos poderá ser realizado a partir do primeiro minuto de amanhã.
O resultado do desafio entre Maringá e Los Olívios será divulgado na próxima semana. Para registrar alguma atividade física nesta quarta-feira no site www.sescpr.com.br, na aba “Dia do Desafio. Além da divulgação da experiência, comentários e fotos do momento poderão ser anexados. Juntamente da Prefeitura e do Sesc, universidades, grupos e outras entidades maringaenses também vão promover aulas e atividades ao longo do dia.
Matheus Gomes
Foto - Reprodução |
|