26.01.2018 |
Caixa fiscaliza obras do Terminal Intermodal |
Agentes da Caixa Econômica Federal chegaram a Maringá nessa quinta-feira (25) para vistoria estrutural em diversos pontos das obras referentes ao Terminal Intermodal. O procedimento padrão por parte do órgão estatal, financiador do projeto desenvolvido pela Prefeitura, por meio do Ministério das Cidades, através do Programa Pró-Transporte, é a última etapa burocrática antes da liberação dos corredores de ônibus nas Avenidas Morangueira e Kakogawa.
Sem previsão concreta para o encerramento desta que é a terceira etapa de cinco previstas, denominada de “Meta 300”, os fiscais analisaram a obra a fim de identificar possíveis inconformidades com o projeto inicial, sustentado pelo banco como parte dos recursos liberados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Em caso de necessidade de pequenos reparos e modificações, empresa responsável pelo trecho será notificada pela Prefeitura e deverá executar as modificações previstas.
O primeiro dia de vistorias nesta etapa foi realizado de forma breve, de maneira a se identificar e verificar os lotes das obras que receberam recursos por parte da Caixa.
Além das vias e do próprio Intermodal, o terminal de transbordo que será finalizado na Praça Ouro Preto, cruzamento entre as Avenidas Morangueira e Alexandre Rasgulaeff, também será completamente analisado. Os demais pontos de desembarque nas outras praças estão sendo construídos com recursos do próprio município, portanto, não serão verificados pela equipe da estatal.
A Caixa ainda não divulga o resultado parcial pelo fato de não ter concluído o processo. Bem como em todas as obras que possuam financiamento nestes moldes, próximo ao período de finalização dos serviços os agentes se dirigem até a cidade em questão para avaliar se tudo saiu, pelo menos até o momento, do modo que era previsto em projeto inicial, fato que evita modificações desnecessárias e que encarecem a proposta, gerando prejuízos ao erário público. Em outras etapas, que se encerram na “Meta 500”, apenas modificações simples foram recomendadas.
Com previsão para o Terminal Intermodal ser entregue para a população no segundo semestre de 2019, o objetivo da Prefeitura é fazer com que nas próximas semanas os corredores exclusivos de ônibus nas Avenidas Morangueira e Kakogawa sejam liberados, possibilidade que só será confirmada com a liberação por parte da Caixa. Nessa quinta-feira, dois BRT’s (Bus Rapid Transit), veículos novos, com design diferenciado e aparelho de ar condicionado de fábrica, chegaram a Maringá, para a Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC). Caso nenhuma situação anormal seja identificada pela equipe do banco, a liberação dos corredores deverá coincidir com a chegada dos seis novos ônibus.
Matheus Gomes
Foto - Reprodução |
|