23.05.2018 |
Prefeitura quer melhoria nos serviços públicos |
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), divulgou nessa semana o primeiro edital referente a projetos voltados para a melhoria na qualidade de vida e dos serviços na Cidade.
Através de quatros empresas locais, que passaram por uma espécie de processo seletivo, iniciativas deverão ser desenvolvidas nos próximos meses para aprofundar medidas na educação, saúde e no Procon maringaense.
Com presença de representantes das quatro empresas, juntamente de secretários municipais, os termos de cooperação entre as partes foram assinados na segunda-feira (21), em solenidade no Paço Municipal. As propostas iniciais de todos os projetos já foram repassadas e serão colocadas em prática por startups, empresas iniciantes no mercado. Objetivo é fortalecer empresas locais, propiciar iniciativas inovadoras e melhorar serviços públicos municipais.
No campo da saúde, as empresas ficarão responsáveis pelo desenvolvimento de um projeto que irá reduzir as abstenções das consultas médicas especializadas, marcadas previamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).
De acordo com Jair Biatto, secretário de Saúde de Maringá, atualmente em cerca de 30% destas consultas não há o comparecimento do paciente, fato que atrasa a análise de pessoas que realmente precisam dos serviços. Com isso, asstartupsestarão livres para que alguma medida seja tomada a fim de resolver esta situação.
Para a educação, a empresa responsável pela área deverá criar uma proposta que irá, prioritariamente, aumentar a integração entre pais e alunos com as respectivas escolas, via aplicativo. Também com presença da secretária de Educação, Valkíria Trindade, o resultado a ser alcançado no campo deve ser focado em facilitações sobre dados escolares dos estudantes, como informações sobre frequência, entre outros que facilitem principalmente pais e responsáveis.
Por fim, a quarta e última empresa habilitada ficará responsável pelo Procon, especificamente no que tange ao atendimento. Em virtude de uma estrutura abaixo do considerado como adequado para um município do porte de Maringá, o órgão de defesa do consumidor local atua com efeito reduzido, fato que gera, sobretudo, problemas na recepção das reclamações. Como não haverá, pelo menos no momento, ampliação significativa no quadro da entidade, a startup irá focar em um sistema de acesso às informações de maneira rápida, além de melhorias no início do processo.
O projeto foi aprovado e comemorado pelo diretor do Procon, Rogério Calazans. Sem a oferta de remuneração, a Prefeitura irá atuar com as empresas por meio da disponibilização de espaço físico e outros recursos para que as propostas saiam do papel. Com a definição das áreas de cada uma das startup, ao final da iniciativa os estabelecimentos recém criados poderão ter os contratos ampliados com a administração.
Não há prazo concreto para o término dos projetos.
Matheus Gomes
Foto - PMM |
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