11.09.2018 |
Presos são transferidos para Casa de Custódia |
Até amanhã, cerca de 90 presos serão transferidos da Delegacia da Polícia Civil de Maringá (9ª SDP) para a Casa de Custódia (CCM).
A ação, iniciada ontem, vai aliviar a superlotação na delegacia da 9ª SDP. Sob forte esquema de segurança, os presos estão sendo escoltados pelo Setor de Operações Especiais de Maringá (SOE).
Dez celas modulares foram instaladas na CCM, abrindo vagas para mais de 100 detentos.
Atualmente, o setor de carceragem da 9ª SDP, que tem capacidade para 26 homens, abriga 90 detentos. A expectativa é que a cada dia 30 presos sejam transferidos para a CCM.
De algumas delegacias da região, a CCM receberá 30 detentos.
De acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), os mais perigosos devem ser retirados da 9ª SDP. Cada cela modular, de 18 metros quadrados, tem capacidade para 12 encarcerados. O investimento do governo estadual nas celas modulares em Maringá é de quase R$ 1,4 milhão.
Além dos 90 homens, cerca de 18 mulheres estão presas na Delegacia da Polícia Civil. Elas devem continuar no local, pois não existe uma cadeia para mulheres na região de Maringá. As celas celulares, também conhecidas como “shelters”, foram instaladas em unidades prisionais do Paraná, com alternativa para tentar acabar com a superlotação em delegacias da Polícia Civil.
Atualmente, segundo informações do Depen, a região de Maringá mantém 3 mil presos no sistema carcerário. No Paraná, o número chega a 14 mil.
TC – com Agências
Foto - André Almenara |
|