20.09.2018 |
Parque do Ingá terá pista de caminhada emborrachada |
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) finalizou o projeto de revitalização do entorno do Parque do Ingá. A obra que tem valor estimado em R$ 6,2 milhões prevê uma pista de caminhada totalmente emborrachada, iluminação em LED e novas áreas de convivência e lazer. A pista atual será toda demolida.
A camada emborrachada será semelhante a pista de atletismo, com sete centímetros em 12,9 mil metros quadrados na extensão do parque, 3,5 mil metros. O material é antiderrapante, permeável, flexível, não contem emendas e antichama; qualidades que reduzem o impacto nos exercícios e traz segurança.
O acabamento será em grânulos (0,5 mm a 1,5 mm) de EPDM (Etileno-Propileno-Dieno). Para não confundir com o vermelho de uma ciclofaixa, será adotada a cor azul. Segundo pesquisas da Semob, a pista com essas características e extensão seria inédita no País.
“Será preservada área de vegetação rasteira junto ao alambrado para manter a permeabilização e a possibilidade de higiene de animais domésticos. Em alguns pontos a pista de caminhada serão instalados bancos, bebedouros, lixeiras e sinalização no chão para pessoas com deficiência visual. Projeto está concluído, detalhado, orçado e vai mudar toda a cara do entorno do Parque do Ingá. Para as pessoas terem o maior conforto possível”, explicou Gilberto Purpur, secretário da Semob.
Sobre a iluminação em LED, Purpur explicou que também será aliada na segurança no entorno, principalmente, porque não estará no meio da pista. A base do poste será na vegetação rasteira próxima ao alambrado.
Outra mudança será na substituição e adequação de rampas de acesso.
Os carrinhos de sucos e lanches passarão a ficar recuados junto ao parque, para não atrapalhar os transeuntes e atletas. Para efetuar todas essas obras serão desembolsados R$ 6,2 milhões. Os recursos serão viabilizados por financiamento no Banco do Brasil; negociações estão em andamento para, posteriormente, acontecer a abertura da licitação.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|