02.10.2018 |
Problema de umidade em solo da Catedral |
Um laudo feito por uma empresa contratada pela Catedral de Maringá constatou que aumentou em até 30% a umidade do solo onde fica a igreja. O levantamento não aponta as causas do ocorrido, porém, a suspeita continua sendo que o problema veio de vazamentos dos espelhos d’água ao redor da Catedral.
“O prefeito já determinou uma apuração rápida do caso. Sendo constatado que o aumento da umidade é causado pelo espelho, a administração vai providenciar reparos necessários imediatamente. Recebemos nesta segunda-feira uma cópia do laudo que vai nos auxiliar a subsidiar uma contratação por inexigibilidade para apurar as razões desse aumento. Não temos a certeza e estamos procurando. Se for culpa dos espelhos, seja por falta de manutenção ou execução da obra, medidas serão tomadas”, explicou o chefe da Secretaria de Gestão, Rogério Calazans.
Os espelhos d’água foram construídos em 2009 e desde então foi realizada nenhuma manutenção na obra. Por conta disso, não é descartada a responsabilidade.
“Um procedimento rápido vai resolver onde devemos agir. A preocupação nossa não é só com o espelho, mas o que isso pode ter causado também na Catedral. A igreja apresenta algumas rachaduras”, concluiu Calazans.
De acordo com o chefe de Gabinete, Domingos Trevizan, localizando a origem do problema, a Prefeitura vai se responsabilizar, não só pela manutenção dentro do templo, que seria responsabilidade da igreja, como da parte externa.
“Vamos fazer uma avaliação junto com a Secretaria de Obras Públicas e a Procuradoria Jurídica para avaliar o aspecto legal de contratação da empresa que deverá fazer os reparos. A princípio, a empresa que fez o orçamento de restauração para a Catedral, apresentou um valor entre R$ 250 e R$ 300 mil”, informou Trevizan.
Em agosto a prefeitura de Maringá percebeu que a conta de água da Praça da Catedral estava alta demais e rachaduras haviam aparecido. Depois da entrega do laudo para a Prefeitura, agora será preciso um novo documento para confirmar que o vazamento vem dos espelhos de água.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|