26.11.2018 |
Campanha de combate à Dengue |
O lançamento da Campanha Estadual de Mobilização e Combate ao Aedes foi lançado na manhã de ontem em Maringá. Em 2018, o município registrou 12 casos de dengue.
Desde agosto, quando começou o novo ciclo epidemiológico, a Cidade não teve nenhum caso da doença confirmado. Mas os cuidados devem ser permanentes, principalmente pela aproximação do verão com temperaturas altas e chuvas.
O levantamento de focos apontou risco médio: 3,1% no índice geral. A agente ambiental Cristina Castro disse que o mosquito é muito esperto e se reproduz aonde menos se espera.
“Em toda casa que visitamos, nós repetimos a cartilha da prevenção. Olhamos toda parte externa dos imóveis, na área de plantas e também dentro, se tem algum aquário, por exemplo. Nesse momento passamos as orientações e instruções de como ter os devidos cuidados. Os ovos do Aedes Aegypti podem estar nos lugares mais improváveis nesse tempo quente. Já encontramos em geladeiras, no reservatório atrás; e até no ar condicionado” disse Cristina.
O secretário de Saúde do Paraná, Antônio Carlos Nardi, esteve na cerimônia de lançamento e passou alguns dados sobre a
doença no Estado.
“A vacinação foi efetiva e eficaz em Maringá e todo o Estado. Os números comprovam o bom resultado, tanto que houve redução nos casos. Esse ano lançamos em Maringá e na próxima semana os 399 municípios paranaenses estarão prontos, com tudo que necessita para eliminar o mosquito”. Informou Nardi.
O Estado reforçou a frota de carros fumacê com a compra de 39 veículos. Mas eles só serão acionados quando houver um caso confirmado da doença e numa região específica com índice de focos acima de quatro porcento. O Aedes também transmite a chikungunyia e a zika.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|