19.06.2019 |
Maringá tem média alta no Diagnóstico Turístico 2019 |
Com uma média de 4,23 pontos, onde o máximo é cinco, Maringá teve uma excelente avaliação no Diagnóstico Turístico 2019, organizado pela Diretoria de turismo da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, em parceria com o Sebrae.
O município possui potencial turístico, mas precisa de um plano estratégico para melhorar o fator atrativo, implementar ações mercadológicas e criar novos produtos.
Esse trabalho é inédito do município e o estudo tem quase 400 páginas e propõe reflexão sobre o real potencial que a Cidade Canção tem, promovendo uma visão abrangente e estratégica para esse setor.
De acordo com Tiago Savi Mondo, coordenador do levantamento, o diagnóstico foi elaborado a partir do uso de diversas ferramentas, como avaliação de comentários na internet, questionários e cliente oculto.
“As avaliações alcançaram a média surpreendente de 4,23, com o menor indicativo cravado em 3,62. Na prática, isso significa que as opções turísticas e os serviços oferecidos na área estão dentro de parâmetros muito aceitáveis, ainda que a qualificação de toda a cadeia produtiva reivindique atualizações constantes na forma de se relacionar com seu público”, disse Mondo.
O resultado do trabalho foi a construção de 189 sugestões de melhorias em toda Cidade. Os problemas principais ficam em torno da falta de banheiros acessíveis em locais públicos, falta de tecnologia como Wi-fi disponível e também preço de serviços e produtos. As melhores avaliações foram para atendimento ao público e beleza do município.
"Nossa administração entende o turismo como ferramenta de extrema importância no desenvolvimento econômico por suas características específicas. É um setor ′limpo′ no aspecto ambiental e com grande capacidade de reverter investimentos em emprego e renda”, disse o vice-prefeito Edson Scabora.
Além da estrutura física, o que deixou Maringá com uma boa avaliação foi o evento Maringá Encantada, que em 2019 terá a terceira edição. A atração é vista como um importante instrumento de geração de emprego e renda. Com o novo Eixo Monumental, a expectativa no futuro é de ampliar ainda mais a decoração tão visitada por pessoas da Cidade, região e até mesmo de outros estados brasileiros.
O diretor de Turismo, Luiz Fernando Neves, atribuiu ao documento três pilares que sustentam os esforços no sentido de valorizar o setor: plano estratégico, inteligência no turismo e produtos e experiência turística. Todo esse estudo foi apresentado em evento com a participação do vice-prefeito Edson Scabora, do vereador Sidnei Telles, da presidente do Conselho Municipal de Turismo, Dirceu Gambini, da presidente do Convention & Visitors Bureau, Maria Iraclésia, do gerente do Sebrae, Luiz Carlos da Silva, e representantes do turismo municipal.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|