18.07.2019 |
Vestibular de Inverno da UEM bate recordes |
No início da semana foi realizado o Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e mais um recorde foi batido, o de menor índice de ausentes desde 2015.
Dos 18.009 inscritos, 1.8948 não realizaram as provas, ou seja, 1p,82% de faltosos. A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) disse acreditar que a redução de um dia de prova e a passagem do concurso para o período da tarde contribuíram para a queda de faltantes.
Na edição de 2018, mais de 2,2 mil candidatos faltaram ao concurso, o que equivale a 14,01% dos inscritos. No ano anterior o índice ficou em 12,50% e em 2016, em 13,19%. Já em 2015, faltaram 21% dos candidatos. Logo nos primeiros momentos do vestibular, segundo a presidente da CVU, Maria Raquel Marçal Natali, já foram notadas mudanças para melhorar.
“Não observamos aquela correria dos candidatos, antes mesmo do primeiro sinal sonoro tocar, grande maioria estava nas salas de aula. Ao longo da aplicação não tivemos contratempos, tudo transcorreu normalmente. Classificamos como medidas positivas e que também ajudaram a atrair mais de 2 mil novos inscritos nesta edição", disse ela.
Em Maringá, as provas foram realizadas, além do campus sede da universidade, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), UniCesumar, no Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV), Faculdade Maringá e Faculdade de Engenharias e Arquitetura (Feitep). Depois de Maringá, Curitiba foi a que mais recebeu candidatos.
Cerca de 20% das vagas são reservadas ao sistema de cotas sociais, que beneficia estudantes de baixa renda. O curso mais concorrido foi o de Medicina com 413,7 candidatos na disputa por cada uma das 13 vagas. O número de inscritos em Medicina representa mais de 34% do total de candidatos. Isso é um recorde registrado desde o início do Vestibular da UEM.
O conteúdo de domingo foi Conhecimentos Gerais, com 40 questões objetivas interdisciplinares, e Redação. Na segunda feira, teve prova de Língua Portuguesa, 10 questões; Literaturas em Língua Portuguesa, cinco questões; Língua Estrangeira, cinco questões; e Conhecimentos Específicos, 30 questões. Em anos anteriores eram 40 questões específicas.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|