22.07.2019 |
Parque do Ingá vai oferecer visita autoguiada |
Através do sistema de QR Code, uma resposta rápida em código de barras que pode ser escaneado por celulares equipados com câmera, os visitantes do Parque do Ingá poderão passar por uma experiência diferente: realizar uma visita autoguiada ao local. Placas informativas serão instaladas no interior do parque com esse sistema. Previsão é que tudo esteja funcionando até o fim de agosto.
Tudo será muito simples, nem vai ser preciso baixar algum tipo de aplicativo para utilizar o QR Code. Por meio da câmera do celular a pessoa já terá acesso a informações que o código pode disponibilizar. A intenção é que moradores e turistas visitem todo o espaço tendo o parque na palma da mão.
As informações disponibilizadas serão exibidas em texto e em sistema de áudio, facilitando a acessibilidade aos visitantes que tenham deficiência visual. “As placas serão fixadas em pontos estratégicos do parque, como o museu biológico, lago, pedalinhos, gruta Nossa Senhora Aparecida e Jardim Japonês. Queremos tornar a experiência do visitante mais atrativa, uma vez que, além dos aspectos estéticos da visita, o turista vai levar um grande aprendizado dos atrativos do Parque do Ingá′′, explicou o diretor de Turismo, Luiz Fernando.
Para o secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Marco Antônio de Azevedo, “essa tecnologia estar presente no Parque do Ingá vai trazer mais consciência ambiental, mostrando a importância de cada detalhe que compõe a reserva. Informações turísticas, culturais e ambientais de fácil acesso são necessárias. E ainda por cima conhecer a história do parque.”
Ele lembra que no final do ano passado, um grupo com cerca de 100 idosos, que participam das atividades físicas no Espaço Viver Bem (EVB), da Unimed Maringá, fez uma visita guiada ao Parque do Ingá com a presença de um guia turístico. O profissional mostrou e explicou cada atração do local. A partir dessa experiência começou a ser discutida a visita autoguiada por meio eletrônico e para atingir todas as idades.
Atualmente, enquanto a iniciativa da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide) e Diretoria de Turismo não funciona na prática, as visitas podem ser realizadas com os guias especializados, mediante agendamento. Grupos interessados em fazer visitas ecológicas e ambientais no Parque do Ingá devem agendar dia e horário pelo e-mail parquedoinga@maringa.pr.gov.br. O passeio vai contar com o auxílio de estagiários do curso de Biologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
PARQUE
O Parque do Ingá é uma reserva florestal de 47,3 hectares urbanizada em 1970. No local encontra-se a primeira Maria Fumaça de Maringá, uma locomotiva 608 que inaugurou a Estação Ferroviária de 1954. Existe também a gruta de Nossa Senhora Aparecida e um Jardim Japonês que foi inaugurado em 1978 em homenagem ao então príncipe do Japão Akihiro e a esposa Michiko que visitavam a Cidade naquele ano.
Em 2014 foi inaugurado os novos pedalinhos sendo cinco imitações de caravelas e cinco cisnes, um parque infantil da área verde e uma lanchonete. O entorno do Parque do Ingá possui uma pista de aproximadamente três quilômetros, onde moradores maringaenses fazem constantemente caminhadas em torno da reserva. Após a caminhada existe uma academia (ATI) onde pessoas podem cuidar da saúde.
SERVIÇO
A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide) fica na Avenida XV de Novembro, 701 - Paço Municipal. O telefone de contato é o 44) 3221-1316.
Victor Cardoso
Foto - Ângelo Rigon |
|