19.12.2014 |
Comércio ficará aberto hoje até as 22 horas |
O Governador Beto Richa (PSDB) sancionou o projeto de lei que revoga o feriado do Dia da Emancipação Política do Paraná. Com a sanção do Governador, o comércio hoje em todo estado ficará aberto até as 22 horas, horário especial de natal.
Em Maringá, o feriado causou polêmica entre a população. No dia 10 deste mês, o Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista e Atacadista de Maringá e Região (Sivamar) e o Sindicato dos Empregados do Comercio de Maringá (Sincomar) já haviam homologado um acordo que permitiria o funcionamento do comércio na Cidade Canção, com condições especiais. A decisão foi tomada após uma das sete turmas do Tribunal Regional de Trabalho do Paraná (TRT-PR) considerar, por unanimidade, que 19 de dezembro é feriado estadual.
O Deputado Estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Valdir Rossoni (PSDB), apresentou na segunda-feira (15) o projeto de lei (PL) que revogava o feriado de hoje. Em votação na terça-feira (16), 36 deputados votaram a favor do projeto que revogou o feriado. Em tempo recorde, o PL chegou às mãos de Richa, que após posicionamento de empresários e sindicatos, confirmou a revogação do Dia da Emancipação Política do Estado.
Com o pedido feito por sindicatos de Maringá, ficou acertado que as empresas do comércio estão desobrigadas a pagar as horas trabalhadas com adicional de 100%, além de concederem um dia de folga em janeiro aos colaboradores.
Matheus Gomes
Foto - Reprodução |
|
|