24.06.2015 |
Maringá é a segunda cidade em saneamento no Brasil |
O Ranking do Saneamento das 100 maiores cidades brasileiras avaliadas pelo Instituto Trata Brasil deixou Maringá na vice-liderança.
O estudo teve como base os números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS-2013) e apresentou a situação do acesso da população aos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgoto.
O município paranaense ficou atrás apenas de Franca; porém, se consolidou como a melhor cidade do Sul do País em saneamento.
“Nos últimos quatro anos, focamos nossa atuação em uma administração por resultados. Quando percebemos algum desvio nos nossos indicadores, várias ações são elaboradas e colocadas em prática a fim de reverter a situação”, explicou o gerente regional da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Valteir Galdino da Nóbrega.
Para ele, a posição de destaque de Maringá está relacionada diretamente aos processos de excelência em gestão e aos investimentos feitos pela empresa.
No período de 2011 a 2014 foram investidos em Maringá R$ 26,8 milhões em obras de saneamento. Enquanto, atualmente, há mais de R$ 58,5 milhões em obras de água e esgoto em andamento. Os números foram apresentados pelo gerente geral da Sanepar para a Região Noroeste, Sérgio Veroneze.
Em Maringá, 100% dos moradores têm acesso a água tratada e 96,5% contam com os serviços de coleta e tratamento de esgoto. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2013, 82,5% da população do país era abastecida com água tratada e apenas 48,6% dos brasileiros tinham acesso à rede coletora. Enquanto 61% do esgoto coletado não passavam por qualquer tipo de tratamento antes de ser lançado nos rios.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|
|