25.05.2016 |
Maringá busca 12ª vitória no Dia do Desafio |
Mais de 100 mil maringaenses devem participar da edição 2016 do Dia do Desafio, realizado em todo o mundo. Evento propõe que a população pratique no mínimo 15 minutos de qualquer exercício físico para que um ponto seja contabilizado. Competição visa disseminar a importância das práticas esportivas.
A partir das 8h de hoje (25) terá início a 14ª participação de Maringá no Dia do Desafio. A Cidade vencedora da edição 2015 enfrenta nesta quarta-feira o município de Mixco, da Guatemala. A abertura das atividades ocorre na esplanada da Vila Olímpica, com aula de ritmos e alongamento.
Promovido mundialmente pela Associação Internacional de Esportes Para Todos (Tafisa), o Dia do Desafio foi criado no começo da década de 1980, no Canadá. Atualmente com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), dezenas de milhares de cidades em todos os continentes participam da disputa.
Atividades voltadas para todas as idades serão realizadas durante o dia. De acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp), simultaneamente com a abertura ocorre um festival de pilates no Centro Esportivo São Silvestre. A população dos distritos de Iguatemi e Floriano recebem aulas de alongamento e ginástica para a terceira idade, respectivamente.
Durante toda a manhã em outros Centros como o da Vila Operária, Catedral, Três Lagoas, Zona Cinco, Mandacaru, Miosótis e Borba Gato inúmeras atividades serão realizadas. Dentre as principais se destacam jogos de futebol de campo, futsal, basquete, tênis de mesa, xadrez e ginástica localizada.
À tarde retornam os exercícios nos mesmos locais, com atividades gerais e específicas para crianças, jovens e da terceira idade. De acordo com a secretaria de Comunicação da Cidade, o secretário de Esportes, Rony Bergamasco, afirmou que hoje temos a “oportunidade de mostrar a união da Cidade e incentivar a atividade física”.
A fórmula do desafio consiste simplesmente na contabilização total do número de pessoas do município que realizarem atividades e, por meio do site (www.sescpr.com.br/ddd) registrarem o tempo e qual o exercício foi feito. Ganha a cidade que conseguir o maior número de participantes proporcionalmente ao número total de habitantes.
Maringá foi vencedora da última edição contra o município peruano de Brenã. Há um ano, 100.342 pessoas participaram de exercícios e registraram as atividades, contabilizando 28% da população considerada ativa. Em 13 participações, a Cidade Canção sagrou-se campeã sobre outra localidade do mundo em 11.
Participante de diversas edições, o estudante Bruno Rodrigo Araújo, de 26 anos, relata que o gosto pela prática esportiva e pela participação no evento mundial surgiu desde a época de escola. Para este ano, a Faculdade Maringá, local onde estuda, irá promover atividades para os alunos com o intuito de somar mais pontos para o município e disseminar a importância dos exercícios entre a população sedentária desta faixa etária.
“O evento é interessante principalmente para quem não tem o hábito de praticar atividades físicas. O “Dia do Desafio” reúne amigos e desconhecidos em um momento de atividades e descontração. Isso é a prática de atividades físicas. Independente do esporte que você praticar, sempre terá novas amizades, interação com seus amigos e, claro, cuidar da sua saúde”, conta.
A população poderá ter acesso ao cronograma das atividades gratuitas e programadas pela Prefeitura diretamente nos Centros Esportivos de Maringá. Qualquer atividade física individual como musculação, corrida, entre outras, também podem ser contabilizadas. O resultado do desafio deve sair até o final desta semana.
Matheus Gomes
Foto - Reprodução |
|
|