04.10.2016 |
Duas cidades ainda não conhecem os prefeitos |
Prefeitos e vereadores eleitos da região que corresponde a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) foram conhecidos pela população local com o termino da apuração das urnas nas 30 cidades.
Com exceção de Maringá, única cidade onde haverá segundo turno para o executivo, e de Colorado, que resolverá a situação na justiça, as outras 28 localidades já possuem conhecimento de quem governará a partir de 2017. Sentimento é de união e de mais investimentos para a região.
Reconhecida pela gestão em prol dos municípios locais, a Amusep, criada em 1972, promove anualmente uma série de benfeitorias para a população da microrregião localizada no noroeste do Paraná. Assim como em todas as outras eleições municipais de anos passados, o compromisso acertado com os políticos eleitos passa pelo interesses da Associação.
Atualmente tendo Fábio Chicaroli, prefeito de Lobato, como presidente da Amusep, neste ano a instituição participou na inauguração do projeto Samu Norte Novo através da regionalização do atendimento de saúde. Para o órgão, a delimitação de áreas e compartilhamento de serviços faz com que os custos sejam reduzidos e o atendimento melhorado. Além disso, a iniciativa desenvolve ações por meio do Consórcio de Gestão ProAmusep.
Nesse domingo (2), mais de 600 mil pessoas estavam aptas a votar em um dos 30 municípios da região. Com somente Maringá acima de 200 mil eleitores, número mínimo para que seja necessário um possível segundo turno, as cidades tomaram conhecimento dos novos administradores ainda durante a noite, em processo de apuração ágil.
No pleito, o ex-prefeito e candidato pelo PP, Silvio Barros, recebeu 77.196 votos, alcançando 39,69% do eleitorado. Em segundo lugar o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Ulisses Maia (PDT) obteve 56.156 votos, atingindo 28,87%. A próxima votação para que seja decidido o novo prefeito de Maringá será realizada no dia 30 deste mês.
Além do segundo turno na Cidade, outro município que ainda não sabe quem será o prefeito, porém, por outro motivo, é Colorado. Marcos Mello (PPL) recebeu 5.232 votos contra 4.779 de Edmar (PSDC). Em virtude de problemas com a justiça, Mello não teve seus votos contabilizados até o momento e, ainda neste mês, será submetido a julgamento. Caso seja inocentado, assumirá o executivo do município em 2017.
Matheus Gomes
Foto - Reprodução |
|
|