31.03.2017 |
Maringá sai às ruas contra reformas do Governo Federal |
Como forma de preparação para greve geral anunciada por movimentos sociais e centrais sindicais em todo o Brasil, maringaenses vão a rua no final da tarde de hoje contra as reformas trabalhista e previdenciárias, anunciadas pelo Governo Federal.
O ato se inicia às 16 horas, no Terminal Urbano, com panfletagem a respeito do teor das propostas e os pontos que, segundo os organizadores, são prejudiciais aos trabalhadores. Concentração para passeata pelas ruas da Cidade começa as 18 horas, também no Terminal.
Chamada de Dia Nacional de Mobilização Rumo a Greve Geral, o ato está confirmado em aproximadamente 100 cidades, segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), uma das organizadoras do protesto. Em Maringá, convocada pela Frente Brasil Popular, o evento terá como principal objetivo alertar a população para a paralisação total do País no dia 28 de abril. Para os organizadores, a interrupção geral dos serviços no próximo mês poderá reverter a situação na Câmara Federal onde ambas as reformas anunciadas por Michel Temer (PSDB) possuem grandes chances de aprovação.
Outro alvo dos protestos de hoje se deve a proposta que legaliza a terceirização irrestrita no País. Aprovada na quarta-feira (22), da semana passada, as centrais sindicais e movimentos sociais entendem que haverá a precarização do trabalho. Em razão de manobra realizada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), o Supremo Tribunal Federal (STF), a partir do ministro Celso de Mello, pediu esclarecimentos para a Câmara a respeito de possíveis irregularidades no trâmite da matéria. Os manifestantes pedem que o STF anule a aprovação da proposta.
No último protesto do grupo, realizado no dia 15 deste mês também em centenas de municípios de todos os estados, somente Maringá levou cerca de 10 mil pessoas às ruas também contrárias a reforma da previdência, em especial. Em razão do horário e do aumento das pautas de reivindicação, os organizadores esperam que o número de manifestantes seja ainda maior nesta tarde.
Matheus Gomes
Foto - Reprodução |
|
|