19.04.2017 |
Terminal de Maringá será demolido |
A Prefeitura de Maringá, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), confirmou para a próxima segunda-feira (24) o início do processo de demolição do Terminal Urbano da Cidade.
As obras poderão começar em razão da finalização da etapa de transferência de todos os pontos que estavam nas dependências do local para espaços provisórios ao redor da Praça Raposo Tavares e outras ruas e avenidas do entorno. Após a derrubada da estrutura, novo Terminal Intermodal poderá começar a ser construído no mesmo terreno.
Nessa terça-feira (18), nenhum ônibus circulou no interior do terminal e os tapumes que servirão para impedir a entrada de pedestres foram fixados em quase toda a totalidade da área. A previsão é de que até esta sexta-feira (21) o espaço esteja totalmente fechado para que as últimas análises e inspeções sejam feitas para que a Secretaria Municipal de Obras Públicas libere o terminal para a empresa responsável pelo serviço de demolição da parte estrutural. Obras devem ser concluídas no último bimestre de 2018.
Dividido em três fases, a realocação dos pontos se encerrou nesta semana com as últimas 20 linhas transferidas para o lado externo do terminal. O processo de derrubada da cobertura ainda não foi liberado em razão de problemas com a contratação de banheiros para os usuários do transporte coletivo em Maringá. Com isso, até o final desta semana a população utiliza os sanitários do próprio Terminal até que contêineres especiais sejam instalados na Praça Raposo Tavares, como um modo de dar comodidade aos passageiros durante os próximos 18 meses em que o centro da Cidade se transformará em um canteiro de obras.
Há quase 10 dias, o prefeito Ulisses Maia (PDT), juntamente do secretário de Obras Públicas, Marcos Zucoloto, participaram de solenidade para a entrega do projeto readequado do terminal. Em razão de diversos erros encontrados, em especial na parte de fundação do terreno, as obras de mobilidade urbana para Maringá que já estavam com significativo atraso, tiveram de ser paralisadas para que correções fossem realizadas. Foi confirmado pelas autoridades da Cidade que a partir da reformulação, a Prefeitura terá de desembolsar mais R$ 3 milhões.
Na manhã de ontem, as equipes da Prefeitura de Maringá e da Sial Engenharia, empresa responsável pelas obras no local, estiveram no terminal para que iniciassem as remoções dos pontos fixados, além do fechamento parcial. Apesar de ainda não possuir um prazo definido, depois da próxima segunda-feira a demolição total das estruturas metálicas e de concreto irá demorar poucos dias e não gera qualquer risco para a população.
Matheus Gomes
Foto - Márcio Naka |
|
|