05.07.2017 |
Prefeitura apresenta balanço do primeiro semestre |
Durante entrevista coletiva realizada na manhã de ontem (4), o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PDT), apresentou as principais propostas colocadas em práticas e os resultados obtidos durante o primeiro semestre da gestão. Com a presença de diversos secretários municipais, questões como projetos e melhorias para a saúde, educação e mobilidade urbana foram destaques ao longo da apresentação preparada pela Secretaria de Comunicação. Em suma, Maia considerou os seis primeiros meses de mandato como positivos.
Em mais de 40 minutos de resumo sobre tudo o que foi desenvolvido pela Prefeitura desde o dia 2 de janeiro, diversos dados obtidos através das mais diversas secretarias foram compilados e apresentados para os presentes no encontro, realizado na Sala de Reuniões. Juntamente das iniciativas já em prática ou em fase de elaboração, o prefeito destacou mudanças que deverão ser feitas ainda neste segundo semestre. Em diversos tópicos, dos mais de 20 apresentados, houve comparações com os mesmos serviços realizados durante 2016.
De início, sobre a pasta da Saúde, Maia destacou as mais de 37 mil consultas e mais de 3,5 mil cirurgias realizadas, além da contratação de 76 profissionais da área, sendo médicos, técnicos, enfermeiros e agentes. Comentado durante a campanha para as eleições municipais do ano passado, o prefeito também salientou o aumento do número de leitos do Hospital Municipal, fator que resultou em crescimento proporcional do número de intervenções cirúrgicas feitas no local. A questão envolvendo a fila de espera para consulta especializada também fora mencionada e, ainda que não tenha sido zerada, a redução significativa do tamanho foi considerado um ponto positivo. Para o Executivo Municipal, a antiga situação exista por problemas de gestão, não de ausência de recursos.
Sobre a educação, com a presença da secretária Valkíria Trindade, houve destaque para o aumento para 35 escolas em tempo integral, quase 1 mil novos alunos atendidos e as mais de 30 obras e projetos em andamento para o setor. Ao mesmo tempo, de propostas já colocadas em prática, a chamada de quase 3 mil crianças que aguardavam na fila de espera das creches, juntamente da adequação do horário de funcionamento dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), para mães que trabalham até às 18h terem mais tempo para buscar os filhos, foram pontos considerados pelo Executivo como mudanças estruturais na educação. Por fim, Maia garantiu que até o final de dezembro deste ano Maringá terá novas 13 obras concluídas em CMEI’s.
No caso da mobilidade urbana, muito em virtude das irregularidades encontradas no começo do ano nas obras do Terminal Intermodal, o tema também foi tratado com prioridade por Ulisses. Também ao lado do secretário municipal Gilberto Purpur, um breve resumo sobre o andamento do projeto do novo terminal de Maringá foi explicado. Preparação para a instalação dos radares de velocidade, modificações nos detectores de avanço de semáforo e celeridade nas obras das Avenidas Morangueira e Kakogawa foram classificados como os pontos em prática mais importantes durante os seis meses de governo. Na tarde de hoje, a Prefeitura irá regulamentar a concretização, em toda a Cidade, de parklets, áreas que ocuparão aproximadamente duas vagas de veículos, com bancos para a efetivação de um espaço de convivência.
Ainda durante a coletiva de imprensa, houve destaque para os Programas Maringá Cidade Limpa e Bota-Fora, que auxiliaram na redução do descarte irregular de resíduos e, consequentemente, no número de contaminados por alguma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A redução do número de cargos comissionados, uma das propostas de campanha, juntamente da implementação do vale-alimentação também foram novamente defendidas por Maia. “O vale foi uma grande conquista para a Cidade. O servidor público merece valorização. Quanto mais valorizado e estimulado ele é, melhor será o serviço prestado. O recurso pago por mês fica com o comércio da Cidade. É uma solução que é boa para todos”, explica o prefeito.
Ao final do encontro, Ulisses classificou o primeiro semestre de gestão como “período positivo” em razão das melhorias desenvolvidas, em comparação ao mesmo período de 2016. Com promessas sobre a reabertura do Horto Florestal, discussões sobre o poder de polícia para a Guarda Municipal, entre outras propostas, o prefeito acredita que a Cidade está no caminho certo.
Matheus Gomes
Foto - Reprodução |
|
|