13.10.2017 |
Saúde amplia ações sobre campanha de vacinação |
Como forma de atrair os jovens aptos a receber a terceira dose da vacina contra a dengue em Maringá, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou há uma semana diversas ações fora das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) a fim de facilitar o processo de imunização. Além de estandes em shoppings e locais de grande fluxo de pessoas de 15 a 27 anos, a pasta anunciou nessa quarta-feira o sorteio de um aparelho celular para quem participar da última etapa da campanha.
Com base no último levantamento divulgado pela Prefeitura, na manhã de ontem, aproximadamente 15 mil maringaenses se vacinaram de um total de 55 mil que estão dentro da faixa etária. Há aproximadamente 10 dias, outra análise de dados registrava menos de 10 mil pessoas imunizada. Em virtude de a quantidade ser considerada baixa pelas autoridades municipais, diversas ações foram estudadas e colocadas em práticas desde a última semana. Campanha de vacinação segue até o dia 27 deste mês.
Ao longo da segunda etapa da campanha, realizada em março deste ano, o Executivo teve de promover a intensificação dos esforços como forma de aumentar o número de jovens imunizados contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em aproximadamente duas semanas de atividades especiais, o índice de vacinados saltou de 17 mil para 46 mil, segundo a Secretaria de Saúde. Em 2016, durante a primeira etapa, o número de participantes havia sido de 34 mil. Para a elevação dos dados a um nível satisfatório, foram desenvolvidos diversos plantões, ações em shoppings e festas universitárias, juntamente de campanha de conscientização pelas redes sociais.
Novamente com baixa procura na terceira e última etapa, diversas Unidades Básicas de Saúde abriram em horário especial no primeiro domingo do mês, para facilitar a vacinação de pessoas que utilizam a falta de tempo como principal argumento e desculpa para não receber a medicação. No último domingo (8) as UBS do Jardim Alvorada 3, Internorte, Maringá Velho, Paris, Pinheiros, Vila Vardelina, Zona Sete e Zona Sul também ficaram abertos até às 18h para o recebimento de centenas de maringaenses.
Desde o último sábado (7), um estande está fixado no Shopping Maringá Park para que jovens que visitem o espaço sejam imunizados de forma mais fácil do que o deslocamento para um posto de saúde. A partir das 13h de hoje, um posto volante estará presente no Parque de Exposições, durante o Cenáculo com Maria. O ginásio Valdir Pinheiro, dentro da Vila Olímpica, também terá um espaço exclusivo para que os participantes dos Jogos Inter Atléticas (Joia) se vacinem das 13h30 às 18h30. Por fim, outro ponto ficará montado das 18h às 21h na Festa das Nações, ao lado do Paço Municipal. O Joia também terá a equipe da Secretaria de Saúde durante o final de semana. No domingo (15), durante a Corrida do Bosque, no Parque do Ingá, nova equipe se dirige ao local.
Outra iniciativa anunciada nessa quarta-feira se deve ao sorteio de um aparelho celular Samsung Galaxy S2 Prime para quem participar desta terceira etapa. Doado pelo Rotary de Maringá, a iniciativa pretende servir como mais um atrativo para que os jovens se interessem pela imunização. De acordo com a coordenadora de vacina da Secretaria de Saúde de Maringá, Edlene Aceti Goes, ações desta natureza foram pensadas e colocadas em práticas em virtude da dificuldade de conscientizar meninos e meninas, homens e mulheres desta faixa etária. O sorteio será no dia 31 de outubro, às 17h, na Sala da Vacina, e todas as pessoas que se vacinarem até o dia 27 estarão participando mediante preenchimento de cupom. Quem já foi imunizado, basta visitar qualquer posto de saúde, apresentar a carteira de vacinação e preencher o cupom da ação.
Matheus Gomes
Foto - Reprodução |
|
|