01.11.2017 |
Novembro Azul orienta sobre a saúde do homem |
A partir desta quarta-feira (1º) as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Maringá e de todo o Brasil focam na saúde do homem.
O “Novembro Azul” começa hoje como forma de conscientizar a população masculina sobre diversas doenças, principalmente o câncer de próstata. Realizado por meio do Instituto Lado a Lado, apoiado pelo Governo Federal e com amparo de centenas de entidades em todo o País, a iniciativa visa incentivar exames de rotina e específicos por parte dos homens, menos atenciosos aos cuidados da saúde que as mulheres.
A proposta a nível mundial teve início há 14 anos na Austrália, com o chamado “Movember”, para alertar sobre a importância da descoberta do câncer de próstata logo no início e os métodos para o tratamento. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é o segundo tumor mais comum entre a população no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. Com aproximadamente 60 mil diagnósticos por ano, a ampla maioria em homens com mais de 65 anos, objetivo ao longo dos 30 dias de novembro é alertar sobre a necessidade de dar maior atenção ao próprio corpo.
Assim como outras ações desenvolvidas durante o ano e em meses específicos, como o Outubro Rosa e Setembro Amarelo, o Novembro Azul promove ações em diversas localidades e sob responsabilidade de inúmeras instituições e organizações voltadas para a conscientização do homem e o foco na prevenção de doenças. Em Maringá, as Unidades Básicas de Saúde estão em fase de transição entre a campanha para as mulheres, encerrada ontem (31), com as novas iniciativas até o final deste mês. No Paraná, em virtude do “Agosto Azul”, propostas são replicadas a fim de aumentar dados de procura por serviços em postos de saúde por parte do público masculino.
Na Cidade, a Secretaria de Saúde orienta que exames de rotina ou específicos sejam feitos ao longo deste mês pela população masculina de todas as idades, porém, com prioridade para os acima de 40 anos. Para esta faixa etária é extremamente recomendado, de início, o exame Antígeno Prostático Específico (PSA), principal auxiliador para detectar alterações diversas na próstata, glândula que faz parte do sistema genital. Em caso de alterações nos níveis, a própria unidade de saúde realiza o encaminhamento para um urologista. Caso o tumor seja detectado de fato, o tratamento adequado é iniciado o quanto antes, realizado integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Hospital Universitário
A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Hospital Universitário, também atua em apoio à iniciativa na Cidade. Além do foco aos cuidados relativos ao câncer de próstata, a instituição volta às atividades para a diabetes. No segundo sábado do mês, dia 11, residentes, internos e servidores vão realizar orientações sobre a doença para interessados na situação, além da aferição da pressão e da glicemia entre as 8h30 e 16h. Também com início às 8h30, uma caminhada será feita a fim de conscientizar a população masculina, principalmente acima dos 40 anos, sobre a necessidade de atividades físicas regulares.
Matheus Gomes
Foto - Reprodução |
|
|