05.01.2018 |
Prefeitura abre inscrições para bolsas de estudos |
Foram abertas na manhã de ontem (4) as inscrições para o Programa Municipal de Bolsas de Estudos (Promube).
Com quase 800 bolsas disponíveis, parciais e integrais, a iniciativa é referente a cursos de graduação, pelo sistema à distância ou presencial, em cinco faculdades maringaenses. Respaldado por Lei Municipal, o programa é voltado para a população com renda familiar de até dois salários mínimos e que tenha cursado o ensino médio na rede pública ou particular com bolsa.
A proposta foi aprovada por unanimidade em dezembro do ano passado pela Câmara de Vereadores. Segundo o texto do Projeto de Lei número 14351/17, o Promube será de responsabilidade das Secretarias da Fazenda (Sefaz) e Educação (Seduc) para que sejam administradas bolsas de estudo de 75% ou 50% de isenção da mensalidade para centenas de estudantes da Cidade. Fica regulamentada a destinação das melhores condições para alunos não portadores de diploma de curso superior e com renda familiar mensal abaixo de três salários mínimos.
Como forma de enfatizar a luta pela democratização do ensino, o projeto também deixa reservado 30% das bolsas para pessoas com renda familiar mensal de até um salário mínimo. Também possui reserva de 5% das bolsas pessoas com deficiência, que, inclusive, poderão dar continuidade aos estudos ao final do ensino médio em uma instituição a partir de comprovação médica.
Em todos os casos, o aluno deverá ter frequência mínima de 75% e regularidade nas notas, a critério da instituição escolhida, sob o risco de ter a bolsa cancelada. Em nota, o diretor da Secretaria de Educação, José Aldérico, relatou que as regulamentações existentes no programa são de suma importância para o sucesso do programa. “É preciso garantir o acesso para a graduação aqueles que têm dificuldades financeiras, além de aumentar o índice de escolaridade. Veremos a repercussão disso no mercado profissional de Maringá”.
Participam do Programa Municipal de Bolsas de Estudo o Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Faculdade Cidade Verde (FCV), Faculdade Metropolitana de Maringá (Unifammar), Centro Universitário Ingá (Uningá) e a Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (Feitep).
Será de responsabilidade de cada interessado entrar em contato com as respectivas faculdades para conhecimento dos cursos ofertados, horários, prazos de inscrição, entre outras informações.
Matheus Gomes
Foto - REP |
|
|