17.08.2018 |
Sistema de Vigilância da UEM deve funcionar em setembro |
A instalação do sistema de vigilância no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM) começou e tem o prazo de pouco mais de um mês para ser finalizado. A empresa vencedora da licitação tem até dia 21 de setembro para concluir o serviço. Até o momento, segundo a diretoria de serviços e manutenção, tudo acontece conforme o planejado.
“Todas as 159 câmeras já foram entregues, duas a mais que o previsto incialmente, já que novos portões foram abertos na instituição e não podem ficar sem monitoramento. Todas as entradas de pedestres e carros serão vigiadas com monitoramento 24 horas por dia. Além disso, foram instalados os postes e parte das fibras. O acordo está sendo cumprido e a UEM paga conforme o serviço é realizado. Por exemplo, a medição ainda não foi feita, por isso, nada de pagamento”, explicou Ezeni Claro da Silva, gestora do processo.
A readequação do espaço que ficou à cargo da universidade também está em fase de finalização. A central de monitoramento já está pronta e deverá receber todos os monitores na próxima semana.
“Não existe nenhum prazo vencido. Muita gente confundiu a data do empenho do processo com a data da ordem de serviço. A ordem saiu no dia 21 de maio e com os 120 dias de prazo para execução, temos até setembro para terminar. As câmeras estarão nos portões, nos estacionamentos, blocos didáticos e alguns pontos-chave, considerados áreas mais vulneráveis. É um trabalho grande e com muita seriedade”, concluiu Ezeni.
Cada local terá um equipamento adequado para atender as especificidades exigidas. Além da central, onde será feito o monitoramento de todo o câmpus, as guaritas terão um sistema de vigência com cobertura por área. Junto com as câmeras, a empresa deve fornecer um software de identicação e análise de placas de veículos que circulam pelo câmpus, monitores e joysticks para acompanhamento das imagens.
O valor total do investimento é de, aproximadamente, R$ 1,8 milhão.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|
|