01.09.2018 |
Setembro Amarelo faz alerta sobre prevenção do suicídio |
Para alertar sobre o tema suicídio, assunto considerado tabu e que deve ser discutido abertamente, este mês ganha uma cor, o amarelo. O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção que se faz necessária diante do aumento de casos em todo o país. Somente em Maringá, até junho deste ano, 19 pessoas cometeram suicídio.
Deste total, cinco eram homens de 20 a 29 anos e três homens e uma mulher entre 40 e 49 anos. Em 2017 foram 27 suicídios, cinco homens e três mulheres de até 29 anos e sete homens e uma mulher entre 30 e 39 anos. No Brasil, os números preocupam os médicos, diariamente, pelo menos 30 casos são registrados por dia.
Durante todo esse mês, diversas atividades serão desenvolvidas pelas prefeituras com a temática de prevenção e posvenção ao suicídio. No Cineflix Maringá Park, em Maringá, já está em cartaz documentários e filmes que abordam o tema. Um deles é o drama nacional “Yonlu”, baseado na história do adolescente Vinicius Gageiro Marques, conhecido com Yonlu. Com 16 anos, o garoto escrevia poemas e compunha canções que publicava na internet.
Em 2016, o jovem cometeu suicídio, sendo ajudado ao ato extremo por outras pessoas em um bate-papo virtual. O filme, além de um importante alerta, é um dos pré-finalistas para representar o Brasil no Oscar 2019.
A abertura do Setembro Amarelo, no município, será hoje com a instalação de balões amarelos na praça da Catedral. Em cada dia do mês, uma palestra, uma roda de conversa ou uma oficina abordará o tema sempre mostrando que existe prevenção em mais de 90% dos casos de suicídio.
Os debates também serão voltados para públicos específicos, como idosos, jovens e estudantes e LGBTQI+. Atos públicos estão sendo organizados, como o “Posso te Ouvir” no dia 27. Nesta data, das nove às 17 horas, voluntários ouvirão pessoas na Travessa Guilherme de Almeida, entre a Rua Joubert de Carvalho e a Avenida Tamandaré.
\"Às vezes, as pessoas estão do nosso lado e não enxergamos se ela está com algum problema, por isso é importante todos participarem. Não é somente questão das autoridades de saúde, é uma questão de todos, dos amigos e da família. Então, nada mais importante que o envolvimento de toda a sociedade\", disse Ana Cláudia Pirajá, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Maringá (OAB). A instituição apoia a ação.
CVV
Segundo especialistas, o suicídio já é considerado a quarta maior causa de morte no país. O trabalho de prevenção e ajuda aos que precisam são cada vez mais intensificados, principalmente, nesta época do ano. O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) que funciona como um pronto-socorro por meio de atendimento telefônico ou virtual, de pessoas que não se sentem bem e precisam conversar. Desde julho deste ano, qualquer pessoa de Maringá que ligar, de graça, no 188 será atendida por um voluntário.
SETEMBRO ROXO INCENTIVA DIAGNÓSTICO DA FIBROSE CÍSTICA
Além do amarelo, o roxo também é utilizado para alertar a população de um assunto importante durante o mês de setembro. O objetivo do Setembro Roxo é incentivar o diagnóstico precoce da fibrose cística. No Brasil, cerca de 4 mil pessoas estão em tratamento da doença, que pode ser detectada ao nascer, pelo teste do pezinho
A fibrose cística é uma doença genética rara que faz com que a secreção do organismo seja mais espessa do que costuma ser, desencadeando diversos sintomas, como suor mais salgado que o normal, tosse crônica, dificuldade em ganhar peso e estatura, pneumonias frequentes e diarreia.
Com a intenção de orientar as pessoas, Verônica Stasiak Bednarczuk, portadora da fibrose cística, fundou em 2011 a ONG Unidos pela Vida. A organização surgiu da necessidade de alertar o público a prestar mais atenção nos sinais do corpo. Mais de 35 cidades brasileiras estarão unidas para organizar eventos e ações para esclarecer dúvidas e passar informações sobre essa doença que ainda é desconhecida por grande parte da população.
“Setembro será marcado por nossas peças e vídeos que estarão em outdoors, sites, revistas e jornais. É uma grande mobilização para aumentar o alcance da instituição e conscientizar as pessoas”, explicou Verônica.
A temática da campanha para 2018 apresenta a relação entre os principais sintomas da doença e as peças de um quebra-cabeça, que sozinhas não representam muita coisa, mas juntas podem significar algo maior, como a fibrose cística. Essa patologia atinge cerca de 70 mil pessoas no mundo inteiro; no Brasil, a estimativa é que seja um caso a cada 7.576 nascidos vivos. A pessoa com a doença diagnosticada cedo e recebendo o tratamento correto, pode ter uma vida normal e de qualidade.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
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