05.02.2019 |
Alunos da rede municipal iniciam ano letivo na quinta-feira |
Na manhã de ontem os alunos da rede particular de ensino, em Maringá, voltaram para as salas de aula. Na próxima quinta-feira, dia sete, será a vez das escolas municipais receberem os estudantes para o início de mais um ano letivo.
Nos colégios estaduais, o retorno será dia 14. Hoje, os professores e servidores que atuam nos estabelecimentos de ensino retomam o trabalho com reuniões de planejamento.
Em Maringá existem 116 unidades escolares, sendo 64 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 52 Escolas Municipais.
Todas elas receberam serviços de roçada, limpeza, pintura, dedetização e outros reparos. O próximo passo organizado pela Secretaria de Educação será organizar os uniformes e kits para distribuição aos estudantes. Isso está marcado para acontecer na primeira quinzena de fevereiro.
Os uniformes vão custar R$ 2,7 milhões e o valor investido na aquisição das mochilas que estão no kit foi de R$ 1,5 milhão. Seja na rede municipal ou estadual, o primeiro semestre termina dia 12 de julho e os alunos devem ter duas semanas de férias. No segundo semestre, os estudantes retornam dia 29 no estado e dia 31 no município.
DICAS
Depois de tantos dias de férias, a adaptação da rotina no início das aulas vai acontecendo aos poucos. O cuidado ainda é maior na educação infantil, que compreende o período de zero a cinco anos de idade. Neste período a integração da família é essencial sendo especialistas. Um estudo feito pela Rede Marista, mostra que a inserção é o primeiro contato da criança ou bebê em espaço coletivo ou escolar.
Quando a criança é muito pequena, será um primeiro momento de separação dela e a mãe, por isso deve ser cuidadosamente planejado pela escola e também pela família. A participação da família contribui para facilitar o entendimento do projeto pedagógico seja para as crianças que estão indo à escola pela primeira vez, seja para os reingressos.
Uma dica é estabelecer uma parceria e promover um momento de conversa sobre a prática pedagógica. Isso inclui a rotina, os horários e o tempo de cada atividade, como por exemplo da alimentação, do banho, das trocas de roupa e fraldas e o horário do sono. Aos pais, importante não mentir para a criança, mas explicar e responder as perguntas que surgirem e incentivar a criança a frequentar a escola.
É imprescindível a presença da família neste primeiro momento. No primeiro dia, os pais devem deixar a criança levar um objeto de sua preferência, algo que represente uma conexão entre ela e a sua casa. Também importante é que o choro seja considerado uma maneira da criança se expressar em determinados momentos e pode ajudar na adaptação da criança.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|
|