03.04.2019 |
Saúde recebe 75 mil doses de vacina contra gripe |
Para vacinar crianças, gestantes e puérperas, público-alvo da vacinação contra gripe, Maringá vai precisar de pelo menos 300 mil doses.
Até o momento, a 15ª Regional de Saúde recebeu 75 mil doses, o que significa 25% do total. As vacinas serão distribuídas para a ação que começa dia 10 de abril. Essa será a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que termina dia 31 de maio.
O início da campanha foi antecipado, era para começar dia 15 de abril. De acordo com a Divisão de Vigilância do Programa Imunização, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), todos os detalhes da campanha serão discutidos com as regionais de saúde e definidos até o final dessa semana.
A primeira fase nacional será focada em crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias e gestantes e, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.
Na segunda fase da campanha, de 22 de abril a 31 de maio, acontecerá a vacinação de todos os grupos prioritários e, também vai acontecer a atualização da caderneta. A lista completa do grupo prioritário é: gestantes e puérperas, crianças de seis meses a cinco anos de idade, maiores de 60 anos, profissionais da saúde, pessoas de qualquer idade com doenças crônicas (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer, e outras), população indígena, pessoas privadas de liberdade, professores da rede pública e privada e trabalhadores do sistema prisional.
A vacina é trivalente ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para grupos específicos e vai proteger contra os vírus H1N1, o H3N2 e a influenza do tipo B. Todo ano, mais de 650 mil pessoas morrem pelo vírus, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|
|