11.04.2019 |
Convênio entre prefeitura e pet shops vai ampliar doação de animais |
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, assinou na manhã de ontem um convênio com o primeiro pet shop ′Amigo dos Animais′, conforme prevê a lei 15090, recentemente sancionada.
Pela lei, pet shops podem oferecer animais resgatados pela prefeitura para adoção mediante convênio com a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema).
O projeto de lei é de autoria do vereador Flávio Mantovani. Todo estabelecimento desse ramo pode participar, para isso deve se enquadrar na lei e não comercializar animais. Dessa forma a empresa fica responsável pela guarda dos animais, alimentação, higiene e as demais necessidades durante a estadia.
Por outro lado, a Prefeitura é responsável por entregar animais saudáveis, vacinados, castrados ou com a garantia de castração e com histórico individual. O município também fica com a responsabilidade de recolher o animal para tratamento em caso de problemas de saúde com o bichinho.
Se não for adotado, a Diretoria de Bem-Estar Animal da Sema, fará o recolhimento, para que o animal descanse e libere outras vagas. Poderão ser realizadas feirinhas de adoção em frente ao estabelecimento em dias e horários agendados.
“O programa não tem nenhum custo adicional para o município e, em contrapartida, oferta novos pontos de adoção, libera vagas em nossas unidades de controle e traz à tona a importância de adotar e não comprar animais de estimação”, afirmou o secretário da Sema, Marco Antônio de Azevedo.
O primeiro conveniado foi o Pet Shop Petland que fica na Zona 02. Atualmente são 67 animais, entre gatos e cachorros, no Centro de Controle de Zoonoses e no Centro de Bem Estar Animal. Interessados devem solicitar o convênio junto à secretaria com requerimento simples. A Sema fica na Avenida Laguna, 668, o atendimento é de segunda a sexta-feira das oito às 11h30 e das 13h30 até 17 horas.
Victor Cardoso
Foto - PMM |
|
|