28.05.2019 |
Maringá passa a ter Patrulha Escolar |
Na manhã de ontem, agentes da Guarda Municipal foram apresentados, de forma lúdica, para crianças da Escola Municipal Otávio Periotto. Foi dessa forma o lançamento da Patrulha Escolar de Maringá.
O trabalho será feito, inicialmente, em 12 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) na região do Jardim São Silvestre. A escolha da região foi analisada pela Secretaria de Segurança, juntamente com a de Educação.
“Mais um projeto implantado para cuidar das escolas e das crianças. Assim vamos evitar violência de forma preventiva e forma educativa, porque estamos utilizando um teatro de fantoches e o mascote da Guarda Municipal para ter esse apelo com os pequenos estudantes”, disse o secretário de Segurança, Roberto dos Anjos Padilha.
No teatro, os personagens responderam perguntas sobre a atuação dos agentes nas escolas; alertando os alunos que são amigos com objetivo de ajudar a manter a ordem no estabelecimento de ensino, para que todos estudem tranquilamente. Os guardas ficarão dentro e fora das escolas. Para Ulisses Maia, Prefeito de Maringá, o projeto aumenta as ações da Prefeitura na área de segurança pública.
Além das visitas regulares nos horários de entrada e saída nas escolas municipais, o programa contará com palestras e teatros para conscientização da comunidade, ao longo das próximas semanas. Os temas dessas palestras vão envolver a prevenção do patrimônio público, combate às drogas, violência doméstica, entre outros. A rede municipal de ensino conta com 52 Escolas Municipais, 63 Centros Municipais de Educação Infantil, totalizando mais de 38 mil alunos. A Patrulha em Maringá tem a missão de garantir a segurança da comunidade escolar da rede pública municipal.
Integram a primeira fase do projeto as escolas Vereador João Batista Sanches, José Galetti, Pioneiro Manuel Dias da Silva, Dom Jaime Luiz Coelho, Professora Benedita Nathalia de Lima, e nos centros municipais de educação infantil Lia Terezinha Sambatti, Professora Alba de Araújo da Rocha Loures, José Pacheco dos Santos, Winifred Ethel Netto, Tereza Leonel e Vanor Henriques.
“A patrulha é muito mais que destacar agentes e viaturas nas escolas, deve estar integrada à comunidade escolar e trabalhar em rede com as demais forças de segurança. Uma única instituição não obtém sucesso total”, enfatizou Padilha.
CURSO
Na semana passada terminou a formação de Guardas Municipais que atuarão na Patrulha Escolar, participaram do evento intermunicipal, agentes de Maringá, Londrina, Cascavel, Toledo, Arapongas e Paranavaí. Palestrantes como a delegada do Nucria, Karen Friedrich Nascimento, enfatizou que acredita no sucesso da equipe e elogiou as ações da Guarda Municipal na Cidade.
“Observo junto aos plantões o grande número de conduções, inclusive em alguns casos de flagrantes até mais do que a Polícia Militar”, acrescentou ela.
Presente na abertura do curso, o vice-prefeito Edson Scabora destacou a importância da patrulha escolar e parabenizou a Guarda pela realização do evento intermunicipal.
“Certamente a patrulha será uma das ações mais valorosas da Guarda Municipal. Nossos agentes serão ′anjos cuidadores′ de nossos filhos e atuarão principalmente no combate à ação de criminosos nas saídas das escolas.
Para chegar a este momento desenvolvemos o estatuto, a capacitação para a guarda armada e ações de revitalização de praças e outros espaços públicos que contribuem para a segurança”, completou o vice-prefeito.
Victor Cardoso
Foto - PMM |
|
|