O ranking da Times Higher Education 2019 da revista inglesa criadora do \"World University Ranking (The Wur)\" informou que a Universidade Estadual de Maringá ocupa a posição de 71 a 80 entre as instituições de ensino superior na América Latina.
O levantamento teve como base o ano de 2018 e levou em consideração 13 indicadores de desempenho em todas as principais missões da universidade; desde o ensino às perspectivas internacionais.
O ensino envolve o ambiente de aprendizagem; a pesquisa engloba o volume, investimentos e reputação; as citações dizem respeito à influência da pesquisa; a perpesectiva internacional envolve pessoal, estudantes e pesquisa; e a transferência de tecnologia se refere à capacidade da universidade em contribuir para a indústria com inovações e consultoria.
O ranking classificou 150 universidades de 12 países da América Latina e se baseou nos mesmos critérios rigorosos do The Wur, mas com modificações especiais para melhor refletir as características das universidades da América Latina. De acordo com o ranking, todos os indicadores de desempenho foram cuidadosamente definidos para fornecer as comparações mais abrangentes e equilibradas, confiáveis por estudantes, acadêmicos, líderes de universidades, indústria e até governos.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a primeira da América Latina e do Brasil, depois vem a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Católica do Chile. O objetivo é que esses resultados proporcionem um entendimento sistêmico da instituição, apontando caminhos de avanços e sinalizando o que precisa ser corrigido.