Foram 292 furtos e roubos no primeiro semestre de 2019, contra 500 casos registrados em 2018. O balanço aponta 236 furtos e 56 roubos (com violência contra a vítima).
No comparativo com os seis primeiros meses do ano passado a redução foi de quase metade, o que não deixa de ser animador.
Isso se deve mais aos sistemas cada vez mais seguros dos carros novos ou ao trabalho da polícia? O delegado Luiz Alves prefere atribuir a esses e a um terceiro fator, que é o maior cuidado que os proprietários estão tendo com seus carros. É importante destacar também o aumento do número de carros recuperados pela polícia – subiu de janeiro a junho, o que mostra o empenho da polícia no combate ao crime contra patrimônio.
Do total de veículos furtados (levados sem a presença do proprietário), 127 foram motocicletas e 265 carros. O índice de furtos e roubos de caminhonetes não foi divulgado. No fator “instrumentos de proteção do veículo” vindo da fábrica, constata-se um número elevado de carros que tiveram suas portas arrombadas , sem que os bandidos conseguissem leva-los.