26.07.2019 |
Operação Mau Cheiro continua em Maringá |
Na manhã de ontem a Defesa Civil de Maringá recebeu novas reclamações sobre mau cheiro. Moradores do Jardim Olímpico voltaram a relatar que o odor aumentou nos últimos dias, provavelmente por conta das tardes mais quentes.
As equipes já iniciaram as visitas em empresas da região, dando continuidade a Operação Mau Cheiro iniciada em maio deste ano.
O trabalho é feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) que já vistoriou quatro empresas até o momento e duas foram notificadas por apresentarem problemas com descarte e coleta, nenhuma irregularidade envolve a questão de odor. Dessa forma, o serviço continua sendo realizado nos estabelecimentos.
Segundo o gerente de fiscalização ambiental do município, Ivan Zakaluk, 11 empresas foram visitadas desde o início da operação. São autofossas, abatedouros, empreendimentos que trabalham com compostagem e coleta de resíduos. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Corpo de Bombeiros auxiliam na tarefa cumprindo uma agenda paralela aos atendimentos individuais de cada órgão.
A monitora, atualmente, 20 estabelecimentos que podem ser potenciais causadores de cheiros desagradáveis. Multas de R$ 2,2 milhões já foram aplicadas.
O Ministério Público, através da Procuradoria do Meio Ambiente, informou estar atento e acompanhando toda situação. A Ouvidoria, através do telefone 156, recebeu entre janeiro e abril, 557 denúncias de mau cheiro, período com mais reclamações. As chamadas vieram de pelo menos 30 bairros.
Victor Cardoso
Foto - Reprodução |
|
|